Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Polos Gastronômicos de Macaé apresentam os pratos do Festival de Frutos do Mar

Em 24/04/2018 às 15h45


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Empresários se unem em um único polo gastronômico Empresários se unem em um único polo gastronômico
Os Polos Gastronômicos  Macahé Antiga e Praia dos Cavaleiros apresentaram na quinta-feira, 19, às 16h, na Casa da Bel (Rua Lindolfo Collor, 22, Cavaleiros), os oito pratos que serão comercializados durante a 3ª edição do Festival de Frutos do Mar, que acontece nos dias 05 e 06 de maio no Mercado de Peixes a partir das 11h. A expectativa é que o evento movimente a economia local com o consumo médio de uma tonelada de frutos do mar. Os pratos terão valor único de R$ 20,00. Haverá atrações musicais, estandes com bebidas , food bikes com sobremesas e opções de entretenimento para as crianças.  O festival está no calendário de eventos oficial do município e conta com o apoio do Sebrae. 

A proposta é ter quatro pratos de cada polo gastronômico mais o sea food truck (já tradicional no mercado). Os polos  estão se unindo e os associados do Macahé Antiga, interessados, estão migrando para o Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros. "Decidimos fortalecer o setor, já que tínhamos cerca de dez associados e sempre participávamos como convidados dos festivais do Polo Praia dos Cavaleiros, vamos a partir de agora se tornar um único Polo. Os festivais  tornaram Macaé referência da alta gastronomia na região, uma história construída com trabalho e competência dos chefs dos restaurantes. A partir desta edição somos todos Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros em nome do desenvolvimento da gastronomia na cidade", informou Isabela Catharino, ex-presidente do Polo Macahé Antiga . 

A fusão e adesão dos novos associados foi comemorada pelo presidente do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, Renato Nicoli, e demais membros. " Nosso grupo agora é formado por 18 empresários que  impulsionam a economia local através dos eventos gastronômicos. Estamos com seis novos associados: H Kills Burger, Casa da Bel, Leve e Sabor, Mirabolando, Street Dog e São João. Eles se uniram ao  Luigi Ristorante,  Picanha do Zé, Estação da Praia, Parada do Chopp, Ilhote Sul, Durval Gastronomia , Cafe Guria Brugaderia, Frutos de Goiás, Bem Natural,  Devassa, Mokaie Stret Burger e Kebab Store. Vamos realizar nos dias 07, 08 e 09 de junho o Beer Beach Burger na orla da praia dos Cavaleiros. Estamos incluindo o Festival de Frutos do Mar no nosso calendário a partir do próximo ano e nesta edição estaremos com quatro pratos", anunciou. 

A cada ano os eventos do Polo fazem com que a cidade se consolide como destino gastronômico regional, contribuindo com o desenvolvimento econômico e turístico. Todos os produtos necessários para elaboração dos pratos são comprados em Macaé movimentando a economia local, bem como a rede hoteleira com a vinda dos turistas para os eventos. Um público entre 10 e 25 mil pessoas participam a cada edição dos eventos que são realizados durante 3 a 4 dias. 

Formado em 2010,através do programa Sebrae na Mesa, o Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros  promove  cinco eventos no ano: Festival da Sardinha Samba e Choro (MARÇO), Beer Beach Burger (JUNHO), Festival Macaé Cultura e Gastronomia(AGOSTO), Circuito do Camarão e Frutos do Mar (OUTUBRO) e Butecando na Orla (DEZEMBRO). 

Já o Polo Gastronômico Macahé Antiga foi criado em junho de 2015 com a  proposta de resgatar as  raízes gastronômicas da cidade,  fazendo uma ligação entre a gastronomia e a história da cidade. Os estabelecimentos participantes do Polo eram os situados no Centro e na Imbetiba, locais onde a cidade teve seu início. E é nessa parte histórica de Macaé que se encontra o Mercado de Peixes, local  revitalizado recentemente unindo a cultura, a tradição e gastronomia da cidade.   

O Mercado Municipal de Peixes funciona na cidade desde 1924, vendendo peixes, crustáceos e frutos do mar. O local possui  um cais com capacidade para várias embarcações e  boxes de vendas, além de um hall na entrada com opções de ingredientes para elaboração de receitas.  Funciona de segunda-feira à sábado de 7h às 17h e no domingo, de 7h às 12h. Em Macaé, em média cinco mil pessoas são vinculadas ao setor econômico da pesca. 

Autor: O DEBATE

Foto: Divulgação


    Compartilhe:

Tags: entretenimento


publicidade