Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Nupem oferece vagas para curso de biossegurança

As atividades serão na modalidade a distancia e os interessados podem se inscrever até o dia 3 de maio

Em 13/04/2018 às 16h06


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

O curso tem como principal objetivo capacitar profissionais dos ambientes da área de saúde O curso tem como principal objetivo capacitar profissionais dos ambientes da área de saúde
O Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem) está recebendo inscrições para o curso a distância de Biossegurança. No total são 90 vagas e os interessados podem se inscrever pelo site
<http://profos.pr5.ufrj.br/index.php/cursos/26-capacitacao-em-biosseguranca-na-pesquisa-cientifica-a-distancia>. 

De acordo com informações emitidas pelo setor de imprensa do Nupem, o presente curso alocado no laboratório de virtual de biossegurança, visa instruir os servidores públicos das esferas Federal, Estadual e Municipal a respeito das medidas básicas de segurança e das ações preventivas e corretivas de acidentes em laboratórios de ensino e pesquisa, unidades de atendimento básico de saúde, e biotérios de experimentação e reprodução. 

Além disso, a capacitação mediará o conhecimento cognitivo antes, durante e após o curso em biossegurança na pesquisa científica e ética na experimentação animal. O curso tem como principal objetivo capacitar profissionais dos ambientes da área de saúde e pesquisa sobre os mecanismos de controle de qualidade e segurança no processamento dos materiais contaminados, no manuseio de animais de laboratórios que atendem a pesquisa científica, bem como os potenciais agentes patogênicos das atividades ligadas a ciência da saúde e nas ações de esterilização dos materiais de uso contínuo e resíduos.

Já entre os objetivos específicos estão: entender a avaliação de risco para saúde e segurança do trabalho; conhecer a legislação básica de saúde e segurança do trabalho; identificar dispositivos de prevenção de acidentes de trabalho;  entender a importância da aplicação das normas de biossegurança no ambiente de trabalho; conhecer os aspectos teóricos e práticos da experimentação animal; identificar os riscos de infecção e como controlá-los; aplicar técnicas de gerenciamento dos Resíduos do Serviço de Saúde; aplicar as ações vinculadas ao sistema de gestão da qualidade; e utilizar os equipamentos e procedimentos de prevenção e combate a incêndio.

O Público-alvo são Servidores públicos da área de saúde e pesquisa científica.
As atividades terão carga horária de 60 horas. Os conteúdos a serem abordados são: Segurança Química; Segurança Biológica; Segurança na Experimentação Animal; Gestão de Resíduos do Serviço de Saúde; Gestão da Qualidade Aplicada a área da Saúde e Prevenção Contra Incêndio no Ambiente de Saúde. O curso será realizado entre os dias 7 de maio e 5 de agosto e a aula inaugural será no dia 07/05/2018, por videoconferência pelo YouTube.
Aa aulas serão na modalidade a distância por meio da plataforma ead.ufrj.br

Autor: Juliane Reis Juliane@odebateon.com.br

Foto: Wanderley Gil


    Compartilhe:

Tags: educação


publicidade