Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Quinta da Boa Vista: Vazamentos de esgoto voltam a ser denunciados pela população

Problema antigo, moradores dizem que não sabem mais a quem recorrer para solucionar a situação

Em 04/04/2018 às 13h18


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Enquanto rede de saneamento não é concluída, esgoto transborda e causa problemas no bairro Enquanto rede de saneamento não é concluída, esgoto transborda e causa problemas no bairro
O saneamento básico é um item fundamental para promover a melhoria na qualidade de vida da população. Contudo, no loteamento Quinta da Boa Vista, na Virgem Santa, moradores continuam sofrendo com os vazamentos de esgoto.
Esse problema vem ocorrendo há anos e, apesar de inúmeras denúncias do jornal O DEBATE ao longo dos últimos meses, até hoje nenhuma medida efetiva foi tomada pelo poder público para solucionar o caso.

Pelo contrário, a situação só vem se agravando. A nossa equipe de reportagem esteve no local na manhã de ontem (3), onde pôde ver de perto o drama da população, que diz não saber mais a quem recorrer.

"O esgoto está simplesmente jorrando por todo o bairro. Os bueiros estão transbordando, formando valas de dejetos pelas ruas. Uma situação realmente crítica. Vivemos em estado de insalubridade, colocando nossa saúde em risco. O poder público não atua aqui dentro. Estamos esquecidos", lamenta Rafael.


Um dos pontos onde foi identificado o primeiro vazamento fica na estrada de acesso. Outra localidade, talvez a mais crítica, fica na via principal, onde o vazamento tem atrapalhado, inclusive, o acesso de veículos. 
"Está cada vez pior. A qualquer hora os carros não vão conseguir passar mais. Antes era um pequeno vazamento, agora o local virou uma poça de dejetos", reclama o morador. 

Em outras vezes quando foi procurada pela redação do Jornal, a prefeitura disse que o problema seria resolvido. Em novembro, por exemplo, a informação dada  foi de que, através de diligência de fiscalização de ordem sanitária, a equipe de fiscais da secretaria Adjunta de Saneamento verificou a existência de vazamento de esgoto no loteamento Quintas da Boa Vista, ocasionado pela falta de sistema de recalque de efluentes e de tratamento de esgoto. 

Entretanto, segundo o órgão, após ser notificada, a empreendedora responsável pelo loteamento teria apresentado o projeto executivo do sistema de recalque de efluentes (já aprovado pela secretaria) o qual possibilitou o início das obras. Quanto à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), os projetos estavam sendo elaborados. 


De acordo com a Lei Complementar do município nº 076/2006, o "saneamento básico é o conjunto de serviços que compreende o abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e a drenagem das águas pluviais, de infraestruturas e instalações operacionais que visam melhorar a vida da comunidade". 

A legislação informa que, para reduzir a poluição nos corpos hídricos pela eliminação dos lançamentos irregulares, enquanto não houver abastecimento do sistema de esgotamento sanitário, caberá ao poder público disponibilizar veículos tipo limpa-fossa. 

A nossa equipe entrou em contato novamente com a prefeitura, no entanto, até o encerramento desta edição a secretaria de comunicação ainda não havia se pronunciado sobre o caso. 

A BRK Ambiental também foi procurada e, em nota, explicou que esta localidade está fora da sua área de concessão. 
A prefeitura informou que a Secretaria Adjunta de Saneamento irá ao local para avaliar a situação e as providências necessárias. 

Autor: Marianna Fontes marifontes@odebateon.com.br

Foto: Marianna Fontes


    Compartilhe:

Tags: cidade, meio ambiente


publicidade