Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Nupem / UFRJ passa a oferecer mais um curso de pós-graduação

Trata-se do Mestrado em Educação em Ciências e Saúde por meio de uma parceria entre NUPEM/UFRJ e o Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde

Em 28/03/2018 às 12h25


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

As aulas começaram a ser oferecidas no último dia 20 e serão realizadas  na sede do Nupem As aulas começaram a ser oferecidas no último dia 20 e serão realizadas na sede do Nupem
O Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem) / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira passou a oferecer este mês o Programa de Mestrado em Educação em Ciências e Saúde. A iniciativa é resultado de uma parceria com o Núcleo de Tecnologia Educacional  para a  Saúde (NUTES/ CCS/ UFRJ) e o NUPEM/UFRJ e pertence ao Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Saúde do NUTES - órgão suplementar do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), criado em 1972.

De acordo com informações,  o NUTES articula ações de formação de recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento na área da  Educação em Ciências e Saúde, com caráter interdisciplinar, desenvolvidas por uma equipe multiprofissional, que integra contribuições de diferentes campos de conhecimento, dentre os quais destacam-se educação, comunicação, ciências naturais e da saúde e informática. O curso de mestrado acadêmico está voltado para a formação de pesquisadores duplamente comprometidos com a produção de conhecimento científico e com a melhoria da Educação em Ciências e da Educação em Saúde.

As aulas serão realizadas no NUPEM/UFRJ e  tem por objetivo promover a iniciação à pesquisa e o aprofundamento de estudos no campo da Educação em Ciências e Saúde. Além do desenvolvimento de um projeto de investigação, a proposta do curso se volta para a construção das bases de uma avaliação crítica da pesquisa neste campo e das suas incorporações a práticas educativas.

As atividades foram iniciadas no último dia 20 com a apresentação de professores, alunos e técnicos.  Na ocasião, os organizadores deram as boas-vindas aos alunos ingressantes no mestrado, agradeceram a presença de todos e destacaram a necessidade de investimentos em educação, ciência e tecnologia, destacando a importância da parceira com o NUPEM/UFRJ para que o mestrado em Educação em Ciências e Saúde na cidade de Macaé pudesse se tornar uma realidade.
Além do corpo social da UFRJ, estiveram presentes autoridades locais, como o Secretário Municipal de Educação, Carlos Augusto Garcia Assis, e o Secretário  Adjunto de Ensino Superior de Macaé e professor da UFRJ, Márcio Magini, que celebraram mais esta conquista para a cidade.

A programação contou ainda com a conferência sobre os 30 anos da Universidade Federal do Rio de Janeiro na cidade de Macaé ministrada pelo professor titular e vice-diretor do Nupem, Francisco Esteves. E para encerrar a Programação, a professora Isabel Martins, titular do Laboratório de Linguagens e Mediações do NUTES/UFRJ, proferiu a aula inaugural sobre o Território da Educação em Ciências e Saúde, a partir de uma visão crítica das relações entre educação, ciências e saúde, buscando responder aos desafios postos pelo contexto social e educacional e de formação de professores das ciências e de profissionais de saúde.  

Para o diretor do Nupem, Rodrigo Nunes da Fonseca a primeira turma de mestrado em educação de Macaé do programa do NUTES/Rio de  Janeiro a partir de parceira com o NUPEM/Macaé representa  uma oportunidade única de ter um programa de excelência na avaliação da CAPES. "Um dos melhores cursos de pós-graduação do Brasil encontra-se agora em Macaé e este curso tem tudo para a longo prazo colaborar com a melhoria da formação e da qualidade da educação no nosso município", disse. 

Autor: Juliane Reis Juliane@odebateon.com.br

Foto: Divulgação Nupem


    Compartilhe:

Tags: educação


publicidade