Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Royalties da Noruega vai financiar curso no Nupem

As atividades serão realizadas em junho e irão contar com a participação de pesquisadores da Universidade de Stavanger

Em 25/03/2018 às 13h33


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

As atividades serão realizadas na sede do Nupem entre os dias 18 e 24 de junho As atividades serão realizadas na sede do Nupem entre os dias 18 e 24 de junho
Dando mais um passo na parceria firmada com a Universidade de Stavanger, da Noruega, o Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem) / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira vai sediar entre os dias 18 e 24 de junho "um curso internacional de verão" (no hemisfério Norte).
Apesar de Macaé já ter sido umas das cidades do estado que durante anos recebeu umas das maiores arrecadações do Royalties, o curso será financiado com recursos da Noruega - através de um fundo de reserva feito por eles para destinação em pesquisas voltadas para área de ciência e tecnologia.

No total serão oferecidas 10 vagas para alunos de pós-graduação noruegueses e 10 vagas para alunos do Brasil, que durante os encontros terão a oportunidade de trabalhar  com aspectos gerais e aplicados de biodiversidade e conservação. Além de estudantes e pesquisadores do NUPEM/UFRJ, também profissionais de outras unidades da UFRJ, como o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (CCS)  poderão se inscrever e  fazer parte das atividades.

Entre os temas a serem abordados no curso estão:  valoração ambiental, monitoramento ambiental, novas tecnologias na investigação da biodiversidade, dentre outros. Os parques naturais e unidades de conservação de Macaé e região serão visitados pelos alunos e docentes, propiciando aos participantes internacionais e nacionais uma visão mais integrada da rica biodiversidade local e da necessidade de sua conservação para as gerações futuras.

Rodrigo Nunes da Fonseca, professor, coordenador do projeto no Brasil e Diretor do NUPEM/UFRJ destaca que esse projeto oferece  uma oportunidade única de interação para os pesquisadores do NUPEM com um centro de excelência como a Universidade de Stavanger.  E pontua ainda que o mais interessante é observar o interesse da Noruega em financiar cursos e parcerias no Brasil com recursos dos "royalties" do petróleo noruegueses.

"Seria muito importante que os municípios do Norte Fluminense tivessem iniciativas similares, internacionalizando a ciência do interior do Estado do Rio de Janeiro. O curso com a Universidade de Stavanger é uma oportunidade única de integração entre a rede de exploração do petróleo de Macaé e da Noruega. A partir de investimentos no intercâmbio de alunos brasileiros e noruegueses espera-se não apenas que novos conhecimentos sejam gerados mas também que parcerias entre os setores produtivos da cadeia do petróleo possam interagir. É com grande satisfação que recebemos esse importante evento", ressaltou Rodrigo.

Já o coordenador do PPC/CiAC, Prof. Fabio Di Dario enfatizou que esse curso insere-se plenamente na temática do PPG-CiAC, e certamente será benéfico, em termos de aprendizado científico e pessoal, para todos os alunos que o cursarem. "Além de ser uma ação incrível e diferenciada em prol da internacionalização das atividades de nossa Pós-Graduação, o projeto em parceria com a Universidade de Stavanger também fornecerá a possibilidade de intercâmbio científico de nossos alunos em uma etapa futura, com recursos advindos do exterior. Isso tudo deve ser ainda mais celebrado no contexto atual em que estamos, de restrição de recursos voltados à formação internacional dos pós-graduandos do país como um todo."

O  curso faz parte das atividades previstas em um convênio internacional firmado entre o NUPEM/UFRJ e a Universidade de Stavanger, voltado para a formação de pessoal de pós-graduação nos dois países.  

Das 10 vagas destinadas aos alunos no Brasil, 8 serão inicialmente ofertadas para aluno(a)s do PPG-CiAC. Além disso, esse curso será oferecido no PPG-CiAC como a disciplina "MCB722 - Tópicos Especiais em Ciências Ambientais", de 60 horas, a serem incorporadas ao histórico dos participantes no segundo semestre de 2018.

Outra informação importante é que, devido ao seu caráter internacional, o curso será integralmente ministrado em inglês, portanto, prevê-se que os discentes selecionados tenham capacitação mínima para a compreensão e expressão em inglês .
Interessados em participar devem se inscrever pelo email  ppgciac@nupem.ufrj.br ou didario@gmail.com.  O prazo máximo para envio dos pedidos de inscrição é até o dia 10 de abril de 2018.

Autor: Juliane Reis juliane@odebateon.com.br

Foto: Kaná Manhães


    Compartilhe:

Tags: educação


publicidade