Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Baile de Máscaras promove inclusão de usuários do Programa de Saúde Mental

O tradicional evento acontece na terça-feira (6), às 9h30, na Praça Veríssimo de Mello

Em 05/02/2018 às 11h20


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte



Para promover a saúde mental e a inclusão dos portadores de distúrbios e sofrimentos psíquicos, o Programa de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Macaé vai realizar o tradicional Baile de Máscaras da Saúde Mental, na terça-feira (6\2), às 9h30, na Praça Veríssimo de Mello.

Segundo a organizadora do evento, a psicóloga do Centro de Atenção Psicossocial (Caps - Betinho), Fabrice  Sanches, esse baile é aberto a todos os cidadãos e contará com a participação de usuários dos serviços de saúde mental da prefeitura, familiares e profissionais de dispositivos municipais dessa área. Por exemplo: Caps Betinho, Caps Infantil Oficina de Vida, Caps Ad Porto, Programa de Tabagismo, Núcleo de Saúde Mental e Resistência Terapêutica.

- O Baile de Máscaras constitui-se em uma atividade terapêutica, cujo principal objetivo é facilitar a integração do portador de sofrimento psíquico grave com a sociedade. Entendemos que a sociedade precisa aprender a conviver com aquele que é diferente, respeitando-o em sua singularidade - conta a psicóloga, acrescentando que a reforma psiquiátrica prevê o tratamento a esta clientela em bases comunitárias e, não mais nos hospícios e manicômios. "Neste sentido, ocupar os espaços da cidade com atividades de inclusão cumpre com tais objetivos", analisou.

A organização do evento é feita por usuários, familiares e profissionais, de modo simples e artesanal. Em janeiro, foram promovidas oficinas terapêuticas voltadas para o Baile de Máscaras, confeccionando máscaras, adereços, cartazes e até um samba para o evento. 

- Com o Bloco 'De perto ninguém é normal', criado pelos usuários do Programa de Saúde Mental, queremos compartilhar com toda a sociedade momentos de alegria, música e dança - completa Fabrice Sanches.

Autor: O DEBATE

Foto: Divulgação


    Compartilhe:

Tags: entretenimento, carnaval


publicidade