Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

ExxonMobil e Petrobras garantem inscrição para disputa do pré-sal

Principais companhias a arrematar blocos de concessão da Bacia de Campos se preparam para nova rodada

Em 04/10/2017 às 11h57


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Empresas se preparam para arrematar blocos de concessão na Bacia de Campos Empresas se preparam para arrematar blocos de concessão na Bacia de Campos
A ExxonMobil, a maior empresa de energia do mundo, e a Petrobras já configuram na lista das 10 empresas homologadas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), para as 2ª e 3ª rodadas de partilha do pré-sal, que também incluem áreas da Bacia de Campos. 

Uma das disputas, que ocorre ainda neste mês, promete superar o volume de bônus de assinatura obtido pela 14ª rodada de licitação para blocos de exploração do pós-sal, realizada pela ANP no final de setembro. Nesta concorrência, a ExxonMobil e a Petrobras pagaram mais de R$ 3,5 bilhões para arremtar oito áreas da Bacia de Campos.

Ontem, a ANP atualizou a lista das empresas homologadas para participar da 2ª rodada de partilha do pré-sal: ExxonMobil (Estados Unidos), Petrogal (Portugal), Petrobras (Brasil), Petronas Carigali SDN BHD (Malásia), Repsol Sinopec (Espanha), Shell (Reino Unido), Statoil (Noruega), Total (França), Chevron (Estados Unidos) e OP Energia (Brasil).

Já as empresas inscritas para participar da 3ª rodada são: BP Energy (Reino Unido), CNODC (China), QPI (Catar), CNOOC (China), Ecopetrol S.A. (Colômbia), além das que já haviam sido homologadas para a 2ª rodada. Ao todo, 10 empresas estão habilitadas para a 2ª Rodada do Pré-sal e para a 3ª, 14. Houve uma desistência para a 2ª Rodada do Pré-sal e uma para a 3ª. Das aprovadas, 11 são de origem estrangeira e apenas uma, a Petronas, ainda não possui contrato para exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil.

As empresas habilitadas cumpriram todos os requisitos previstos no edital e estão aptas a participar da rodada. A habilitação é obrigatória e individual para cada interessada, mesmo para aquelas que pretendam apresentar oferta mediante consórcio.
Cumpridas as exigências estabelecidas no edital, e tendo a habilitação julgada e aprovada pela Comissão Especial de Licitação, a empresa poderá apresentar ofertas somente para os blocos localizados nos setores para os quais tenha efetuado o pagamento de taxa de participação e aportado garantia de oferta.

A 2ª Rodada do Pré-sal ofertará quatro áreas com jazidas unitizáveis, ou seja, adjacentes a campos ou prospectos cujos reservatórios se estendem para além da área concedida. As áreas são relativas às descobertas denominadas por Gato do Mato e Carcará, e aos campos de Tartaruga Verde e Sapinhoá.

Já a 3ª Rodada ofertará quatro áreas localizadas nas bacias de Campos e Santos, na região do polígono do pré-sal, relativas aos prospectos de Pau Brasil, Peroba, Alto de Cabo Frio-Oeste e Alto de Cabo Frio-Central.

Autor: Márcio Siqueira

Foto: Kaná Manhães


    Compartilhe:

Tags: economia


publicidade