Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Indústria reduz estoque e ainda produz menos

Empresários do Norte Fluminense estão entre os mais pessimistas do Estado, ao lado dos da região Sul

Em 09/08/2017 às 14h52


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Atividade industrial no Norte Fluminense recuou mais que o esperado no mês passado Atividade industrial no Norte Fluminense recuou mais que o esperado no mês passado
A produção e o emprego na indústria no Norte Fluminense voltaram a cair em junho, de acordo com os dados da Sondagem Industrial do Rio de Janeiro, divulgada na última segunda-feira (07/08).  O volume de produção recuou (49,2 pontos) e a demanda foi suprida com a redução dos níveis de estoques (47,5 pontos), que ficaram, inclusive, abaixo do planejado pelos empresários (46,3 pontos). O número de empregados também seguiu caindo (46,6 pontos).

A sondagem é um levantamento de opinião empresarial e os indicadores variam de zero a cem pontos. Os valores abaixo de 50 indicam pessimismo ou redução e acima de 50 pontos representam otimismo ou aumento.
 
A pesquisa, realizada entre os dias 01 e 12 de julho, mostrou que os empresários também continuaram insatisfeitos com as condições financeiras em junho. Contribuíram para essa insatisfação, a dificuldade de acesso ao crédito (28,8 pontos) e as baixas margens de lucro operacionais (35,9 pontos). Esse cenário é semelhante ao observado nas outras regiões do estado do Rio de Janeiro.
 
Para o segundo semestre, a expectativa dos empresários é de queda na demanda por produtos (43,8 pontos) e, consequentemente, na compra de matéria-prima. Diante da incerteza em relação à retomada da atividade econômica interna e externa (50,0 pontos), os empresários devem adiar investimentos (29,2 pontos) e contratações de empregados (46,4 pontos).
 
Esses resultados apontam que os industriais da região Norte Fluminense estão entre os mais pessimistas do estado, ao lado dos da região Sul.
 
Participaram da Sondagem, empresas dos nove municípios atendidos pela Representação Regional FIRJAN/CIRJ Norte Fluminense: Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Quissamã, Conceição de Macabu, Carapebus, Macaé e São Fidélis.

Autor: Cristian Kupfer cristian@odebateon.com.br

Foto: Wanderley Gil


    Compartilhe:

Tags: economia


publicidade