Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Atividades marcam o Dia dos Oceanos no Nupem

O evento foi aberto a alunos, professores e à sociedade em geral interessados em participar

Em 09/06/2017 às 10h55


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

As atividades reuniram alunos de diversas escolas do município As atividades reuniram alunos de diversas escolas do município
Durante toda a semana o Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem) / Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira está realizando diversas atividades com o intuito de comemorar o Dia dos Oceanos (World Oceans Day). Ontem, data oficial da comemoração, a programação contou com atividades diversificadas, entre elas oficinas, palestras, atividades interativas, minicursos, exposições e aquários. De acordo com os profissionais e organizadores, só na parte da manhã mais de 200 estudantes da rede pública municipal participaram das atividades.

"Ao todo preparamos cerca de 12 estações para receber os estudantes e demais interessados. Tivemos o Espaço Ciência, ambientes com animais marinhos, mamíferos, aquários, animais do costão rochoso, coleção de peixes e organismos, além de coleções de tubarões, raias e algas marinhas. Para nós foi uma grande satisfação receber os estudantes e transmitir um pouco de conhecimento a eles. Foi um dia de atividade diferenciada tanto para eles quanto para nós onde a ideia principal foi mostrar a importância da preservação ambiental, da conscientização, do uso sustentável dos recursos etc", explicou o professor Luciano Fischer. 

Veja a galeria de fotos

O docente ressaltou ainda a importância das atividades para aproximar os alunos do meio ambiente. "Nas oficinas eles tiveram a oportunidade de tocar nos animais empalhados, por exemplo, de conhecer mais sobre cada espécie. Nossa ideia é quebrar essa distância que muitas vezes existe entre o homem e a natureza. Essas crianças serão os adultos de amanhã e queremos que eles sejam adultos conscientes, que saibam a importância do descarte correto do lixo, por exemplo", disse Luciano. 

Ao término das atividades os alunos tiveram a oportunidade de expressar por meio de frase e ou desenhos o que acharam das atividades e qual chamou mais a atenção. "Foi gratificante observar que eles entenderam a mensagem e saíram daqui com um conhecimento a mais", disse o professor. 


Bruna Pagliani, também responsável pelo evento, disse que a ideia é de que a atividade seja realizada anualmente. "Essa foi a segunda edição e podemos considerar que os objetivos foram alcançados. A previsão para o próximo ano é atender ainda mais escolas. Foi uma semana de extensa programação", ressaltou.  

O dia 8 de junho - Dia dos Oceanos - foi reconhecida oficialmente pela Organização das Nações Unidas - ONU - em 2008, porém tem sido celebrada por diversos países desde a ECO 92 (Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada na cidade do Rio de Janeiro). 

Ainda como parte das comemorações, nesta sexta-feira (9) haverá atividade interna no Nupem para os profissionais e seus familares, e no sábado (10) haverá ação de Limpeza na Praia do Barreto, com saída às 08h30 do NUPEM/UFRJ. 

Autor: Juliane Reis Juliane@odebateon.com.br

Foto: Kaná Manhães


    Compartilhe:

Tags: educação


publicidade