Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Nupem prepara atividades para comemorar o Dia dos Oceanos

O evento será aberto a alunos, professores e à sociedade em geral interessados em participar

Em 31/05/2017 às 11h11


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

A primeira edição do evento ano passado foi além das expectativas dos professores organizadores A primeira edição do evento ano passado foi além das expectativas dos professores organizadores
O Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem) vai realizar na próxima semana atividades com o intuito de comemorar o Dia dos Oceanos (World Oceans Day).  A programação vai contar com atividades relacionadas aos oceanos e organismos marinhos em dois horários (9h às 12h e 14h às 17h) . 

As atividades são gratuitas e as escolas interessadas em levar os alunos podem agendar ate o dia 2 de junho  mediante o preenchimento da ficha de inscrição e informações pelo email: diamundialdosoceanos@gmail.com). Já as  inscrições para minicursos e palestras poderão ser feitas presencialmente no NUPEM/UFRJ.

De acordo com informações dos profissionais organizadores, esta data foi reconhecida oficialmente pela Organização das Nações Unidas - ONU - em 2008, porém tem sido celebrada por diversos países desde a ECO 92 (Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada na cidade do Rio de Janeiro). 

"O objetivo é difundir informações sobre a importância da conservação da biodiversidade e ecossistema marinho. A programação vai contar  com oficinas, palestras, atividades interativas e minicursos, além de exposições e aquários. Será um dia inteiro de atividades no dia 8 de junho (quinta-feira). Além disso, convidamos a todos a participarem de um mutirão de limpeza da praia do Barreto, no dia 10 de junho (sábado)", disse Bruna Pagliani, uma das organizadoras. 

Ainda segundo a profissional,Bruna Pagliani, a expectativa é que o público se conscientize dos principais impactos sobre os oceanos e tenha conhecimento da importância da preservação dos mares e dos seus organismos. 

A primeira edição do evento foi realizada ano passado e contou com a participação de cerca de 500 estudantes com idade a partir de quatros anos e atendeu a expectativas dos organizadores. "Na edição anterior, ficamos felizes com a empolgação do público em conhecer mais sobre o ambiente marinho e a expectativa agora não é diferente", disse.

A ideia é que os alunos aproveitem e participem de cada atividade oferecida e assim aprendam um pouco mais sobre os animais marinhos.  

As atividades irão acontecer entre os dias 5 e 10 de junho com a finalidade principal de promover a conscientização sobre a importância da conservação dos oceanos.  
 
Programação 

· 05/06 Minicurso "Efeito das Mudanças Climáticas nos Recifes de Coral - Da Célula até o Ecossistema" : Das 08h às 12h
· 06/06 Minicurso "Bioacústica: Sons do Mar": Das 08 às 12h.
· 07/06 Palestra Defesa Civil - 09 às 10h (tema a ser divulgado).
· 07/06 Palestra "Tartarugas Marinhas No Brasil - Conhecer para Preservar": Das 10h30 às 12:00h.
· 08/06: Palestras, Exposições e Atividades Interativas -   Das 09h às 12h e das 14h às17h.
· 10/06: Ação de Limpeza na Praia do Barreto -  08:30h - Saída do NUPEM/UFRJ

Autor: Juliane Reis Juliane@odebateon.com.br

Foto: Kaná Manhães


    Compartilhe:

Tags: educação


publicidade