Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Programa de reciclagem coleta três mil litros de óleo em Macaé

Pontos espalhados pela cidade ajudam a garantir destinação adequada dos produtos

Em 08/05/2017 às 11h42


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Coleta de resíduos evita que óleo chegue aos principais recursos naturais da cidade Coleta de resíduos evita que óleo chegue aos principais recursos naturais da cidade
O Recicle seu Óleo - Programa Municipal de Coleta de Óleo Vegetal Usado recolheu, entre janeiro e abril de 2017, cerca de 3,1 mil litros de óleo. A proposta é estimular a reciclagem do óleo vegetal para o uso como matéria-prima na produção de sabão e de fontes de energia alternativas, como o biodiesel. Durante 2016, 8.574 litros de óleo foram reciclados. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com o Programa de Reaproveitamento de Óleos Vegetais do Estado do Rio de Janeiro (Prove). 
 
De acordo com o Secretário de Ambiente, Gerson Martins, o programa existe desde 2013 e conta com 12 pontos para recolhimento no município. "O óleo vegetal usado deve ser depositado em garrafa PET nos coletores localizados nos pontos de entrega voluntária (PEV). Se o óleo for descartado diretamente na água, por exemplo, causa um grande problema ambiental", pontuou o secretário.  
 
O óleo vegetal descartado incorretamente em pias de cozinha, terrenos baldios ou no lixo causa danos ao meio ambiente, contamina o solo, rios, mares e lagoas, ocasionando danos ao abastecimento público e à fauna aquática. Além disso, o descarte pode entupir ralos e tubulações de esgoto, aumentando o custo da operação e manutenção das redes de esgoto. Para fazer o recolhimento do óleo é fácil. Após o uso, basta deixar esfriar. Em seguida, é necessário coar o óleo, colocar em uma garrafa pet e ir a algum dos pontos de coleta.
 
Para destinação correta de grandes volumes e mais informações, o interessado deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade no telefone 2796-1280.

Autor: O DEBATE

Foto: Maurício Porão/Secom


    Compartilhe:

Tags: geral, meio ambiente


publicidade