Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Dia da Imprensa reforça papel e compromisso de O DEBATE

Celebrada em 1º de junho, data reverencia a importância do "Quarto Poder" pavimentada através da verdade, do respeito e da vontade da própria sociedade

Em 01/06/2016 às 11h06


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte



Dedicado a reverenciar a contribuição social e histórica marcada pela busca da verdade, que sustenta a alcunha de "Quarto Poder", o Dia da Imprensa, celebrado em 1º de Junho, reforça o papel e compromisso de O DEBATE com Macaé e região, reafirmados nos 40 anos de fundação e atividades do jornal que se reinventa como porta-voz da população que ajuda a escrever novos fatos marcantes sobre a Capital Nacional do Petróleo.

E, mais do que nunca, o Dia da Imprensa é comemorado neste ano por O DEBATE sob uma inflexão que ajuda o jornal a buscar em sua própria trajetória de sucesso o combustível necessário para se reinventar e enfrentar interesses que não são os mesmos dos personagens que sempre serão protagonistas de suas páginas, preto e branco ou coloridas.

Reconhecido como veículo oficial responsável por promover um apanhado histórico dos últimos 40 anos de Macaé, pautados pela projeção econômica e evolução social provocadas pela ascensão da indústria do petróleo, O DEBATE se consolida também como referência em outros aspectos reverenciados pelo Dia da Imprensa: a revolução, expansão e modernização da indústria gráfica no interior do Estado do Rio de Janeiro.

"Feliz de Macaé que possui um jornal periódico, compromissado com a cidade e que ajuda a Macaé a se tornar uma referência na indústria gráfica do Estado e do país. Todo macaense se identifica com O DEBATE e, por isso, o jornal é tão importante para a nossa cidade", afirma o presidente da Comissão Municipal da Firjan, Marcelo Reid.

Respeitado pelos mais ilustres representantes dos "demais" poderes que representam a sociedade macaense: Executivo, Legislativo e Judiciário, O DEBATE contribui também para reforçar a importância do Dia da Indústria para enaltecer o trabalho promovido por profissionais que possuem o compromisso único com a cidade.

"Somos representados pelo jornal que é o único a estar presente no cotidiano da nossa comunidade, e por isso, nos ajuda a buscar mais qualidade de vida", destaca Vando Fernandes, presidente da Associação de Moradores da Nova Holanda.
Presente nas discussões mais emblemáticas da política local, O DEBATE assume o papel icônico da imprensa ao registrar em suas páginas as decisões que causam impactos nas atuais e futuras gerações de macaenses.

"A imprensa precisa ser respeitada como quarto poder. E, em Macaé, esse papel é reconhecido pelo trabalho de O DEBATE que, através da sua equipe, é capaz de ajudar o poder público a construir uma cidade melhor", afirmou o vereador, Igor Sardinha (PRB).

E daqueles que podem enxergar na imprensa um "adversário", é de onde surge um discurso de reconhecimento e de reverência que coloca a Imprensa, através do trabalho de O DEBATE, em seu real patamar de importância perante a sociedade civil organizada.

"A imprensa pode gerar duas reações a um político: a de contribuição e a de perseguição. O político que possui o comprometimento com a sua sociedade, enxerga a imprensa como uma aliada institucional e democratica na construção de um governo de sucesso. Quem enxerga a imprensa como adversária nunca terá respeito com a sua cidade, e só demonstra desespero à medida que torna-se um perseguidor da imprensa. A imprensa precisa ser livre e por isso eu parabenizo o jornal O DEBATE por assumir um papel importante na história política e social da nossa cidade", afirmou o vice-prefeito de Macaé, Danilo Funke (REDE).

O presidente da Associação dos Diretores de Jornais do Interior - ADJORI-RJ, Paulo Cesar Caldeira, ao visitar ontem a redação deste jornal, declarou que: "O DEBATE goza do maior conceito junto às autoridades federais e estaduais e está um passo à frente de outros periódicos que se firmam como alternativa de fortalecimento da imprensa regional, considerada de fundamental importância para registrar os fatos cotidianos e, também, da história. A ADJORI-RJ se regozija com a passagem do Dia da Imprensa, saudando além de O DEBATE, os muitos veículos que circulam com regularidade e as vezes são alvos de ataques que tentam censurar não só o conteúdo das matérias, como impedir a circulação quando os textos investigados a serem publicados como verdade não agradam alguns personagens da vida política".

Autor: Márcio Siqueira marcio@odebateon.com.br


    Compartilhe:

Tags: geral, aniversário


publicidade