Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Nupem/ UFRJ: Últimas semanas de inscrição para o Curso de Cinema Ambiental

Prazo para inscrição encerra dia 26. Edital completo está disponível em www.cuca.bio.br

Em 18/02/2015 às 16h00


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Curso já resultou na confecção de oito documentários com personagens do Parque Jurubatiba Curso já resultou na confecção de oito documentários com personagens do Parque Jurubatiba
O Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem) segue com as inscrições abertas para o 9º Curso de Cinema Ambiental (Cuca / Nupem- UFRJ). Os interessados podem se inscrever até o dia 26 de fevereiro, mediante o preenchimento do formulário disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/1zUSfr5y74kqiTxIVsJK-Pddk15bYFYuojuulaBbEyjo) ou na página www.cuca.bio.br . 
 
O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 27 de fevereiro pelo www.cuca.bio.br. Já o curso vai acontecer entre os dias 9 e 13 de março, na sede do Nupem. Haverá ainda atividades no município de Carapebus. 

O curso visa levar os participantes (alunos, professores e técnicos da UFRJ e a comunidade externa) a um contato direto com as técnicas e a metodologia da produção de um documentário, utilizando o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba como cenário.

Por meio dele, a ideia é produzir durante uma semana de imersão, um registro esteticamente simples e acima de tudo o mais próximo possível da realidade e da vivência do personagem registrado.   
 
Ao término do curso, todos os participantes que apresentarem frequência superior a 75% receberão um certificado totalizando 40h.  

A iniciativa é um projeto em experimentação desenvolvido pelo Laboratório de Cinema Ambiental do Núcleo de Arte, Mídia e Educação (AME) da UFRJ - Macaé,  localizado no NUPEM e vinculado ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Um projeto interdisciplinar baseado na linguagem e gramática do cinema. As lentes focam pessoas e ambientes, em busca de novas formas de olhar a integração dos conhecimentos. 

O projeto consiste ainda na realização de uma série de filmes documentários inéditos, tendo como pano de fundo as questões ambientais locais.  O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 27 de fevereiro pelo www.cuca.bio.br. 

Autor: Juliane Reis Juliane@odebateon.com.br

Foto: Kaná Manhães


    Compartilhe:


publicidade