Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

A Áustria no Brasil

Conhecida internacionalmente por suas iniciativas culturais, Treze Tílias é um dos melhores lugares para se visitar

Em 03/09/2008 às 17h21


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Portal de entrada de Treze Tílias, que está de bra Portal de entrada de Treze Tílias, que está de bra

Fundada em 1933 por imigrantes austríacos, e chamada de "O Tirol Brasileiro", Treze Tílias (em alemão "Dreizehnlinden") ficou conhecida internacionalmente por preservar todos os aspectos culturais trazidos da Pátria-Mãe. Vale aqui uma explicação: a palavra tília, que dá nome a cidade, é uma espécie de árvore típica da região de onde vieram os primeiros imigrantes austríacos e que trouxeram mudas da planta em sua bagagem, no entanto devido ao clima tropical de nosso país, seu cultivo e preservação se tornaram bastante difíceis fazendo com que hoje existam plantados apenas alguns exemplares da tília.

Distante 470 quilômetros de Florianópolis, Treze Tílias é uma cidade para se conhecer a pé, em um belo passeio pelas ruas de casas de sobrado pintadas de branco, com beirais largos, detalhes em madeira escura, varandas e florais nas janelas. O estilo arquitetônico alpino/tirôles está presente em praticamente todas as ruas e nas casas.

Ainda nesta aconchegante cidade, outro potencial muito atrativo são as convidativas águas termais. Um grande investimento, rodeado de muito verde, com cabanas, tobo água, rampa, rio lento, bar molhado, piscina para adultos e crianças compõe o Termas Internacional Vale das Tílias. Um parque aquático para toda a família passar momentos de descontração e alegria. O Termas Internacional Vale das Tílias é um dos maiores parques aquáticos do estado de Santa Catarina, com águas termominerais com temperatura de 35,8º C. A estrutura ainda oferece praça de alimentação, rodeada de muito verde e muita tranqüilidade na bela Treze Tílias.

Apesar de carregar o status de "cidade pequena", Dreizehnlinden é hoje um dos principais pólos turísticos do Estado de Santa Catarina, que recebe anualmente quinze vezes a sua população em visitantes, graças a uma infra-estrutura hoteleira que conta com inúmeros hotéis, todos equipados com que há de bom e melhor para o conforto dos visitantes, sendo que a culinária local merece um destaque à parte.

A cultura alemã e a cultura italiana também estão presentes na região. Na comunidade de Linha Pinhal, por exemplo, a tradição italiana foi preservada através da arquitetura e cantinas que oferecem produtos coloniais para degustação e venda.

E tem ainda vários eventos anuais como a Feira Agropecuária e Industrial e Exposição de Gado Leiteiro no final de abril e mostra o potencial agrícola de Treze Tílias, no qual o maior destaque é a atividade leiteira.

A Festa da Cerveja de Inverno é bem na época das férias e acontece todos os anos no mês de julho, repleta de muitas atrações como dança, música, além da cozinha típica austríaca.

Nos finais de semana, que antecedem o Natal, ao ar livre, tem o Christkindlmarkt, que além de oferecer uma infinidade de produtos natalinos confeccionados pelos artesãos locais, oferece apresentações folclóricas, da Banda dos Tiroleses e o Auto de Natal que é uma espécie de opereta cantada em alemão e encena a trajetória de Maria e José à Belém.

E, claro, não poderia deixar de ser mencionado a tradicionalíssima festa do mês de outubro, a qual neste ano será entre os dias 10 e 17. Sempre em comemoração ao aniversário de fundação do município, o evento reúne milhares de turistas de todas as partes do Brasil que se deliciam diante de um verdadeiro banquete cultural e gastronômico.

Os descendentes germânicos trouxeram para Treze Tílias a Igreja Evangélica Luterana, conhecida como a "Igreja de Cristo Para Todos", no ano de 1943 e também mantém vivas suas tradições culturais.

O folclore local também não foi esquecido e também está presente na cidade, através do Centro de Tradições Gaúchas.

Para facilitar o acesso, Treze Tílias é servida pelo Aeroporto de Videira, que fica a 52 quilômetros da cidade, sendo que algumas linhas aéreas oferecem vôos diários. O acesso também é facilitado por inúmeras linhas rodoviárias que atendem a região.


    Compartilhe:


Mais imagens


publicidade