Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Mulheres da Paz receberão certificados de curso de prevenção ao uso de drogas

Em 20/12/2010 às 17h35


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Na próxima terça-feira (21), a Subsecretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas realizará a entrega dos certificados, da segunda turma do Curso de Multiplicadores de Prevenção ao Uso de Drogas para Mulheres da Paz. O evento acontecerá na Casa da Cidadania, na Rua Vereador Djalma Sales Pessanha, 519, (antiga Rua W5), no bairro Botafogo, logo atrás do Senai, às 14h.

O curso é promovido pela subsecretaria por meio do Núcleo de Prevenção Primária (NPP) do município, e tem o olhar voltado para a prevenção com o objetivo de capacitar o grupo Mulheres da Paz de Macaé, para atuarem junto às suas respectivas comunidades. 

 “O objetivo é instrumentalizar este público para a abordagem de temas relacionados às drogas, assunto que vem a passos largos angustiando a sociedade como um todo”, explicou a coordenadora do Núcleo de Prevenção Primária (NPP), Adriana Feliciano.

O curso abordou diversos assuntos como os modelos de prevenção, fatores de risco e de proteção, a importância da família na prevenção, entre outros, de forma interativa e muito dinâmica,   oportunizando a participação ativa de seus alunos. “O conteúdo do curso  é voltado para motivar e instrumentalizar estas lideranças, para que possam aplicar na sua comunidade modelos de prevenção de acordo com a demanda de cada local”, comentou Adriana.

No curso, que tem uma carga horária de 20 horas, as lideranças comunitárias aprendem a identificar fatores de risco e de proteção existentes em sua comunidade; Informar sobre aspectos teóricos de cada droga psicotrópica que desenvolva dependência, aspectos biológicos e psicológicos relacionados às dependências químicas e linhas de tratamento da dependência química; 

Destacar a importância desse seguimento nas ações de prevenção; Destacar a importância de fortalecer os Fatores de Proteção existentes na comunidade; e destacar a importância da articulação da comunidade com as instituições de prevenção.

O Mulheres da Paz é um programa desenvolvido pelo Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci) do Ministério da Justiça. Em Macaé, cerca de 20 mulheres integram o Mulheres da Paz, implantado nos bairros Malvinas e Botafogo. 

Além dos certificados, todos os participantes ganharão a camisa do projeto e diversas homenagens pelo trabalho concluído, que contou com a participação de profissionais das áreas de assistência social, psicólogia e da Polícia Militar.

    Compartilhe:


publicidade