Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Comad realiza reunião para divulgar comissão e relatórios de resultados

Em 16/12/2010 às 18h43


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Conselho prepara ações contra as drogas para 2011 Conselho prepara ações contra as drogas para 2011
O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) realizou na noite da última terça-feira (14) uma reunião extraordinária na sede do conselho, que funciona nas mesmas dependências da Subsecretaria Municipal de Políticas sobre Drogas (SMPD) e do Fundo Municipal Antidrogas (Fundmad), na Rua Duque de Caxias, 90, Visconde de Araújo.

Entre as principais pautas da reunião, esteve a reconstituição do quadro da presidência do Comad Macaé, já que alguns conselheiros tiveram que deixar alguns cargos da presidência antes de completar o período de sua atual gestão (2009-2011).

Para isso, o presidente do Comad Macaé, Luís Antônio Leal Guerreiro, liderou a eleição dos mais novos membros da diretoria da presidência, que voluntariamente se candidataram aos postos e foram aprovados por todos os presentes à reunião, como representantes de Ongs, programas e projetos atrelados ao Comad, além dos conselheiros da entidade e da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas.

Nos postos do conselho que estavam vagos, houve a substituição para os cargos de vice-presidente, secretário e tesoureiro, que foram ocupados pelos seguintes novos membros: Carla Valéria Siqueira, como vice-presidente; Tarita Brito como secretária; e Marília Nunes Bastos, como tesoureira. Luís Antônio Leal Guerreiro continua como o presidente do Comad até o final da gestão, em 2011.

Em um segundo momento, foi divulgado o relatório das consolidações de propostas do 3º Fórum Municipal de Políticas sobre Drogas, ocorrido nos dias 24 e 25 de setembro deste ano, com o tema “Familía, qual o seu papel na prevenção?”. Cada um dos cinco subgrupos formados durante o fórum elaborou diversas propostas. 

Após a exposição do relatório, o conselho e seus membros decidiram qual será o norte das ações do Comad para o ano de 2011: a Prevenção Primária e a Prevenção Volante.

 “A Prevenção Primária deve ser a prioridade de nossos trabalhos para o ano que vem, pois é muito mais fácil e saudável você evitar que a pessoa comece a usar, do que tratá-la após o uso e recuperá-la de maneira efetiva, pois parar muitos conseguem, mas é a minoria que se mantêm realmente sóbrio durante toda a vida”, declarou Carlos Magno Simões, coordenador da Comissão de Fiscalização, Planejamento e Estratégia do Comad.

Além do foco das ações na Prevenção Primária e Volante, o conselho também trabalhará de forma mais intensiva a questão das drogas lícitas, que são permitidas e facilmente encontradas até mesmo por crianças e adolescentes. 

“As pessoas se enganam achando que o perigo das drogas começa apenas nas ilícitas, como a maconha por exemplo. Mas a verdade é que tudo inicía no álcool e no tabaco, que muitas vezes dá até mais trabalho e envolve mais custos”, debateram os conselheiros.
Para o subsecretário de Políticas sobre Drogas no município, Elinho Lessa, o Comad enfrentou muitas dificuldades no ano de 2010, mas que apesar disso também obtiveram algumas vitórias.

 “Apesar de todas as dificuldades, continuamos com nossas parcerias, nosso companheirismo, novas instituições se juntaram a nós, o fórum obteve resultados excelentes, o início das reuniões da Rede de Prevenção e Assistência etc, pois todos temos o mesmo objetivo e trabalhamos em prol de uma mesma causa, que é o resgate de vidas”, declarou.

Autor: Cristian Kupfer | cristiankupfer@odebateon.com.br

Foto: Wanderley Gil


    Compartilhe:


publicidade