Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Norma de Responsabilidade Social é anunciada em Macaé

Em 12/12/2010 às 20h09


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

Foi divulgada na última quarta-feira (8) o lançamento nacional da ISO 26000. O lançamento aconteceu durante a Semana da Administração da Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora de Macaé. 

O responsável pelo lançamento foi Aristóteles José Riani Costa, sócio da empresa Laboratório de Cidadania Treinamentos Ltda, consultor e instrutor do SEBRAE/RJ e membro da Teia de Sustentabilidade e da Comissão Especial de Estudos em Responsabilidade Social da ABNT. 

A divulgação foi feita durante uma palestra sobre empreendedorismo sustentável cujo enfoque foram os aspectos da realidade local, nacional, internacional e perspectivas a atividade - onde foi incluída a ISO 26000. A palestra foi proferida pelo consultor aos alunos da Salesiana e convidados. 

Segundo Aristóteles, a  ISO 26000 é uma norma Internacional de Responsabilidade Social, com caráter voluntário e orientador e não implica certificação nem verificação externa por terceiros. Ela foi oficialmente lançada no Brasil em oito de dezembro em evento promovido pela Petrobras e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).
 
Promover e incentivar cada vez mais a responsabilidade social das empresas e não  focar só nas famílias em áreas de riscos são alguns dos objetivos da norma. “Falar em responsabilidade social não deve se pensar apenas em pessoas “carentes” ou “vulneráveis”, as ações de responsabilidade social abrangem um leque de fatores, tais como meio ambiente e toda uma população - e a expectativa é de que se  torne um novo paradigma de atuação em responsabilidade social para todas as organizações”, ressaltou Aristóteles. 

A Norma 

A ISO 26000 levou oito anos para ser construída e envolveu 400 especialistas de mais de 90 países, liderados pelo Brasil e pela Suécia. A versão final foi lançada em novembro, em Genebra, e foi traduzida para o português pela ABNT com o apoio da delegação brasileira. 

Os interessados em obter mais detalhes sobre a norma, discutir e participar do processo de melhoria da mesma  podem escrever para o email tote@l aboratoriodecidadania.com.br

Autor: Juliane Reis / Juliane@odebateon.com.br


    Compartilhe:


publicidade