Cadastre-se e receba nossas novidades:

Notícias

Idosos realizam bazar e Auto de Natal no calçadão

Em 10/12/2010 às 13h45


Versão para impressão
Enviar por e-mail
RSS
Diminui o tamanho da fonte Aumenta o tamanho da fonte

 Idosos expuseram seus talentos durante o Bazar e Idosos expuseram seus talentos durante o Bazar e
Peças artesanais em fuxico, flores, pintura em tecido, bordados e cestaria em jornal reciclado são apenas alguns dos materiais que estão em exposição para venda desde a tarde de ontem (9), na sede da Sociedade Musical Nova Aurora, localizada no calçadão da Avenida Rui Barbosa, Centro. Trata-se do Bazar de Natal da Pessoa Idosa, que está sendo promovido pela Secretaria Municipal do Idoso, com apoio do Fundo Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal do Idoso. O bazar acontece até hoje (10), de 13h às 17h.

É no Bazar de Natal que os idosos assistidos pela secretaria têm a oportunidade de mostrar e vender os trabalhos feitos por eles mesmos, como resultado das oficinas de artesanato oferecidas pelo órgão aos idosos com idade acima de 60 anos. As oficinas acontecem ao longo do ano todo, e grande parte do dinheiro arrecadado com o material vendido, é revertido para a compra de novos materiais que serão utilizados nas oficinas do próximo ano.

Porém, há também casos em que uma parte da arrecadação de alguns materiais fica com o próprio idoso que produziu o artesanato. “Muitos utilizam as oficinas de artesanato como forma de gerar ou aumentar a renda familiar, então muitas coisas produzidas em casa mesmo, eles pedem para trazer ao bazar para tentar vender e, assim, conseguir uma renda extra para o final de ano”, declarou a secretária do Idoso, Cátia Crespo. 

Além da oportunidade de vender sua produção e aumentar a renda familiar, os artesanatos expostos durante o bazar têm um significado mais do que material para os idosos. “É gratificante ver a evolução de cada um deles nas oficinas durante o ano, pois vencem as doenças, a tristeza e o isolamento social que, infelizmente, atinge alguns idosos. Nas oficinas, eles aprendem a produzir, criar e elevar a sua autoestima, além de aumentar a renda financeira, principalmente neste período de festas de final de ano”, completou a secretária.

Ao final do bazar, foi apresentado o Auto de Natal dos Idosos, que foi encenado pelo grupo Ateliê da Vida, da oficina de artes cênicas da secretaria. O tema do auto deste ano foi “Renascemos a cada Ano Novo, para construirmos um futuro melhor”, que foi prestigiado por quem passava pelo calçadão no final da tarde de ontem.

O Ateliê da Vida existe desde 2005 e tem como principal objetivo valorizar o idoso que tem o dom para as artes cênicas, tendo a oportunidade de despertar o seu lado artístico para atuar nos palcos, além de promover a integração entre os participantes e a motivação durante os ensaios. Os idosos se encontram de uma a duas vezes por semana, com o objetivo de estudar e desenvolver o seu potencial de interpretação, se exercitando física e psicologicamente, além de trabalhar aspectos como voz e improvisações.

O Bazar de Natal da Pessoa Idosa será realizado até hoje (10), de 13h às 17h, na sede da Sociedade Musical Nova Aurora, localizada no calçadão da Avenida Rui Barbosa, Centro. Mais informações  podem ser obtidas pelos telefones (22) 2757-4135 ou 2757-4118.

Autor: Celine Moraes | celinemoraes@odebateon.com.br

Foto: Wanderley Gil


    Compartilhe:


publicidade