A atriz e roteirista Simone Kalil ganha evidência com a peça ‘Zilda Arns – A Dona dos Lírios’, que acontece no Teatro Sesi Macaé
Mais uma vez, trazendo um rastro de sucesso a atriz e roteirista Simone Kalil ganha aplausos em Macaé com espetáculo de sucesso nos palcos cariocas. Desta vez a macaense entra em cartaz no Teatro Sesi Macaé com a peça ‘Zilda Arns – A Dona dos Lírios’ nas noites de sábado e domingo (25 e 26) em duas sessões – às 17h e às 20h. Segundo Simone Kalil, a sessão de domingo terá tradução simultânea em LIBRAS. “Abrimos a casa 40min antes de cada sessão para que pessoas com deficiências visuais e auditivas possam tocar o cenário e os objetos de cena. A lateral do SESI será aberta à pessoas com mobilidade reduzida e/ou cadeirantes”, explica a atriz. A classificação etária é de 16 anos.
O espetáculo conta a trajetória da médica sanitarista Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança e indicada três vezes ao Prêmio Nobel da Paz. A montagem tem na direção Luiz Antonio Rocha e interpretação de Simone Kalil, que conta que o espetáculo é baseado em três olhares sobre a personagem: a médica missionária, a mulher forte e a mãe dedicada. Simone também relembra os lemas e os feitos de Zilda Arns, bem como sua trágica morte no Haiti, em 2010. O enredo teve como base a biografia de Zilda escrita por Ernesto Guimarães.
A peça lembra os momentos mais importantes da médica sanitarista criadora da Pastoral da Criança, três vezes indicada ao prêmio Nobel de Paz e responsável por importante redução da mortalidade infantil no Brasil. O monólogo conta com patrocínio da EDF Norte Fluminense.
Os ingressos podem ser adquiridos na Bilheteria do Teatro Sesi Macaé, que fica na Alameda Etelvino Gomes, 155 (Bairro Riviera Fluminense).
Lutas e vitórias
Zilda Arns era médica e sanitarista, de família católica. Promoveu campanhas e projetos sociais visando a saúde e dignidade das pessoas, especialmente das crianças. A campanha do soro caseiro, que salvou a vida de muitas crianças que morriam de disenteria entre os anos de 1980 e 1990, foi criada por ela, assim como a Pastoral da Criança, que em 2018 completa 35 anos.
Irmã de Dom Paulo Evaristo Arns – arcebispo de São Paulo de 1970 a 1998 -, ela foi bastante influenciada por ele, que lutava contra as injustiças e a repressão durante a ditadura militar. Zilda Arns visitou todas as cidades brasileiras – chegou com a missão de salvar vidas de norte a sul do país, de lixões a aldeias indígenas, das periferias dos grandes centros aos interiores sertanejos, nenhum lugar lhe escapava.
Serviço:
‘Zilda Arns – A dona dos Lírios’
Data: 25 e 26 de maio
Local: Teatro Sesi Macaé – Alameda Etelvino Gomes, 155 (Bairro Riviera Fluminense)
Horários: às 20h.
Classificação indicativa: 16 anos
Zilda Arns
Filha de alemães, Zilda Arns Neumman nasceu em 1934, em Forquilhinha, Santa Catarina. Médica pediatra e sanitarista brasileira, irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, foi fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança, que completa 35 anos em 2018, e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Com iniciativas relativamente simples como as campanhas do soro caseiro e da amamentação e a pesagem regular de crianças até 2 anos, a médica conseguiu reduzir em 60% os índices da mortalidade infantil no Brasil nos anos 80.
A Pastoral da Criança, fundada no Paraná, foi expandida para outros 26 países, além de estar presente em quase todas as cidades brasileiras. Dra. Zilda morreu, em 2010, durante o terremoto que devastou o Haiti.
Ficha técnica:
Texto: Luiz Antônio Rocha e Simone Kalil
Direção: Luiz Antônio Rocha
Assistente de direção: Valéria Alencar
Elenco: Simone Kalil
Direção musical, composição sonora e execução: Beá
Musicista substituta: Ana Magalhães
Iluminação: Ricardo Lyra
Cenário: Luiz Antônio Rocha e Eduardo Albini
Figurinos: Caká Oliveira
Assessoria de imprensa: Rachel Almeida (Racca Comunicação)
Preparação vocal: Jane Celeste
Preparação corporal: Roberto Rodrigues
Direção de Produção: Maira Magalhães
Assistente de produção: Jéssica Freitas
Fotos: Dalton Valério
Arte Gráfica: Duda Simões (Tangerina)
Pintura artística do cenário e dos figurinos: André Luiz Nascimento
Adereços em lata (lírios e caminhão): Josué Batista da Ponte
Confecção dos figurinos: Afghan
Eletrotécnico: Renato
Fisioterapeuta: Isis Badini (Osteopatia e Método Busquet)
Realização: Mabruk Produção Cultural e Artística
Simone Kalil
Há mais de dez anos, Simone Kalil se dedica à realização de eventos artísticos em ambientes corporativos. Ela produz esquetes teatrais em SIPATS, atrações musicais para festas, palestras e treinamentos. Com humor e versatilidade para se endereçar aos mais diversos públicos, Simone Kalil escreveu e encenou diversas peças teatrais que alcançaram o maior sucesso.