Início Notícias Economia Segundo maior avião de carga do mundo pousa no Aeroporto de Cabo...

Segundo maior avião de carga do mundo pousa no Aeroporto de Cabo Frio com 40 toneladas de carga para a indústria fluminense

0
775

Fotos: Divulgação

Segundo maior avião de carga civil do mundo, o Antonov AN-124-100 aterrissou, nesta quinta-feira (9/12), no Aeroporto Internacional de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, trazendo 40 toneladas de carga para a indústria fluminense.  A aeronave, que chegou de Houston, nos Estados Unidos, tem 68,9 metros de comprimento, já transportou submarinos da marinha americana, vagões de trem para a Irlanda, e é também utilizada em ações humanitárias.

– Essa operação reafirma a qualificação do Rio de Janeiro como um dos principais hubs brasileiros para exportação, importação e distribuição de cargas. O estado possui estrutura logística de excelência, que confere eficiência, agilidade e competitividade para as empresas que aqui atuam – declarou o governador Cláudio Castro.

Há pouco mais de dois meses o governo do estado e o Aeroporto de Cabo Frio assinaram acordo de cooperação técnica para consolidar o terminal como ativo fundamental de infraestrutura da cadeia logística de comércio exterior e movimentação de passageiros. Contando com a segunda maior pista do estado do Rio de Janeiro, o que possibilita à região receber aeronaves do porte do Antonov AN-124-100, o aeroporto em Cabo Frio também tem capacidade para movimentar 570 mil passageiros por ano.  

– O aeroporto de Cabo Frio tem localização estratégica para o desembarque de insumos e implementos para a indústria de óleo e gás, muito forte na região, e sua infraestrutura está pronta para a integração na malha logística de cargas, essencial para o desenvolvimento do estado – explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Vinícius Farah.

Ele lembrou que Cabo Frio receberá, no próximo dia 16, o Encontro para o Desenvolvimento Regional, organizado pela secretaria, e o aeroporto participará da Rodada de Negócios do Compra RJ, que será realizada durante o evento.

– Neste ano realizamos diversas operações logísticas complexas atendendo rigorosas demandas de segurança e eficiência, envolvendo equipamentos medicinais, turbinas, motores, equipamentos pesados, eletrônicos e outros. Esta operação fecha um ano de muito trabalho e serviço de excelência, prestados a diversas indústrias do Rio de Janeiro e estados vizinhos – disse o presidente do Conselho de Administração do Aeroporto de Cabo Frio, Eduardo Valle.

SEM COMENTÁRIOS