Início Notícias Secretária Sheila Juvêncio representa Município em reconhecimento internacional com Projeto Auxílio Mulheres...

Secretária Sheila Juvêncio representa Município em reconhecimento internacional com Projeto Auxílio Mulheres Livres

0
233

Reconhecimento será concedido em Esteban Echeverría (Argentina)

Macaé é destaque internacional com auxílio pecuniário “Mulheres Livres” e receberá um importante reconhecimento internacional da XXIX Cúpula de Mercocidades, uma rede de cidades e governos locais da América Latina, pelo sucesso e impacto do programa. A Secretária Municipal de Política para Mulheres, Sheila Juvêncio representará o município em homenagem que será entregue durante o evento, que acontece nos dias 4, 5 e 6 de dezembro de 2024 em Esteban Echeverría (Argentina).

O reconhecimento será pelo projeto que concede R$650 a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar que se encontram em situação de vulnerabilidade social e necessitam de subsídio público para ruptura do ciclo de violência é um dos projetos selecionados nesta categoria e será apresentado durante o Painel sobre Economia do Cuidado. A secretária Sheila Juvêncio, participará da cerimônia representando o Prefeito Welberth Rezende, assim como o município.

Um dos objetivos do encontro é trazer visibilidade às iniciativas criadas através da Chamada de Boas Práticas para Políticas Locais de Gênero, que reflete a atuação de dezenas de municípios por toda a América Latina e suas atividades para a promoção da equidade de gênero em diversas áreas de atuação.

Sheila ainda destaca que o reconhecimento internacional é um marco para Macaé. “Estamos muito orgulhosos do trabalho que temos realizado em nosso município. Este reconhecimento é um reflexo do nosso compromisso em avançar na construção de políticas públicas que garantam a autonomia e os direitos das mulheres. Representa, ainda, a esperança de que muitas possam ter suas vidas transformadas por meios de ações como essa. Por isso não poderia deixar de agradecer a todos os setores do governo que direta ou indiretamente colaboram para que este projeto aconteça e ao prefeito Welberth Rezende pela sensibilidade em identificar a importância do Auxílio”, afirma.

Neste encontro será promovida a primeira oficina para a construção do Protocolo de Gênero da América Latina, documento que será elaborado de forma colaborativa, consolidando um compromisso formal com o desenvolvimento de políticas públicas que promovam a equidade de gênero e a defesa dos direitos das mulheres. Também será debatida a formação de um Grupo de Trabalho.

Com o lema “Construindo um Futuro Sustentável”, a cúpula reunirá líderes locais da América Latina e do mundo para discutir temas como transição energética, descentralização e desenvolvimento territorial, bem como a criação de alianças estratégicas para promover a sustentabilidade nas cidades. Além disso, será realizado o congresso mundial do Fórum de Autoridades Locais da Periferia (FALP).
O Mercocidades é uma rede formada por 380 municípios latino-americanos de 10 países – Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela – que tem como proposta fortalecer a integração regional e promover o desenvolvimento sustentável.

Auxílio Mulheres Livres
Criado para apoiar mulheres que enfrentam situações de violência e que se encontram em vulnerabilidade social, o Auxílio Mulheres Livres oferece apoio financeiro durante seis meses, podendo se estender por até nove meses. O projeto visa garantir que essas mulheres possam alcançar maior autonomia em suas vidas e rompam o ciclo da violência.
Ao longo de sua implementação, o programa tem mostrado resultados significativos, com 213  mulheres beneficiadas desde julho de 2023.

Sheila Juvêncio
Macaense, atriz, produtora, comunicadora e Gestora Pública. Filha dos mineiros e empreendedores Geraldo César e Edina Lúcia Juvêncio, empreende desde nova junto aos seus pais. Técnica em contabilidade, Formada em Artes cênicas e produção cultural. Fez parte da primeira turma da Shell Iniciativa empreendedora. Empresaria na Juvêncio Produções sua empresa de produção de eventos culturais e sociais à vinte anos no mercado. Trabalhou por dez anos na área de facilities e gerenciamento de contratos offshore, foi diretora do CIEMh2 e da EMART escola de artes em Macaé e hoje está a frente da gestão da SEMPOM como Secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Macaé e assume uma cadeira no CEEF Conselho estadual de empreendedorismo feminino do RJ.

SEM COMENTÁRIOS