Início Notícias Cidade Projeto visa gestão eficiente e cidadania ativa

Projeto visa gestão eficiente e cidadania ativa

0
684

Capacitação sobre Programa de Indicadores Municipais e Políticas Públicas, no Paço Municipal. Data 02/10/2019 - Macaé/RJ/Brasil

Técnicos de diversas secretarias da Prefeitura de Macaé participaram de capacitação nesta terça (1) e quarta-feira (2), no Paço Municipal, sobre indicadores do governo. O objetivo é medir as ações do executivo para gerenciar, modernizar e potencializar as atividades de monitoramento e avaliação das políticas públicas do município e oferta de melhores serviços para a população. A iniciativa é uma parceria das secretarias de Administração e Adjuntas de Planejamento, Patrimônio e Ensino Superior.

A capacitação foi ministrada pelo gestor público da Secretaria de Administração, Felipe Loureiro, que ressaltou a proposta de alterar a cultura da gestão do município para que a administração municipal possa chegar, de fato, aos seus objetivos. “A ideia é trabalhar para dar transparência aos indicadores de desempenho de cada secretaria e, também, para que a população possa acompanhar os projetos do executivo, até mesmo por um smartphone”, destacou Felipe.

Os indicadores alimentam a ferramenta online que amplia a transparência e aproximação da população a ações do poder público, o Sistema de Informação Municipal (Sim). Disponível no portal da prefeitura, permite ao cidadão o acompanhamento e monitoramento de indicadores, metas e séries históricas das secretarias.

De acordo com a secretaria adjunta de Patrimônio, Gisele Muniz, os indicadores, produzidos por cada setor, traduzem as políticas públicas. “Essa é mais uma etapa de amadurecimento da gestão pública. Estamos vivenciando um modelo de administração calcado na cultura organizacional. É um momento significativo, de consolidação de dados, algo fundamental para construção de indicadores”, pontuou Gisele.

O projeto é avaliado cotidianamente por meio de reuniões de aproximação com técnicos das pastas. As avaliações das performances contribuem no diagnóstico e orientação para planos, programa e ações municipais, além de fornecer subsídios para o governo na elaboração das peças orçamentárias.

SEM COMENTÁRIOS