Governo municipal mostra as diretrizes da proposta que defende parceria entre o poder público e a iniciativa privada
Diante das expectativas sobre a nova etapa do licenciamento prévio do Terminal Portuário do São José do Barreto (Tepor), e os avanços no processo de concessão do Aeroporto da cidade, o governo municipal apresentou o projeto “Avança Macaé” como o novo marco no ciclo da retomada da economia da cidade, para membros das principais instituições empresariais da cidade.
Na noite da última terça-feira (6), as diretrizes da proposta que defende parceria entre o poder público e a iniciativa privada, como forma de garantir investimentos na infraestrutura local, baseada em compensação tributária, foi apresentada pelo prefeito Dr. Aluízio aos diretores da Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM) e integrantes da Comissão Municipal da Firjan.
De acordo com o prefeito, o projeto, que já tramita em caráter de urgência na Câmara, viabiliza obras importantes para fortalecer a logística direcionadas a todos os setores da economia, especialmente a nova fase do mercado do petróleo. “O projeto viabiliza a Transportuária e, consequentemente, o Porto de forma real. A ideia é permitir que a iniciativa privada construa estrada, invista em infraestrutura, para viabilizar negócios que no futuro farão gerar emprego e renda, diversificando a nossa economia, garantindo equilíbrio para o futuro de Macaé”, disse o prefeito.
Segundo Dr. Aluízio, o projeto pode viabilizar também outros empreendimentos que demandam grandes investimentos em infraestrutura, permitindo assim que o governo cuide de outras áreas importantes da gestão pública. “Trabalhamos com todo o cuidado para propor uma iniciativa de integração entre o poder público e a iniciativa privada. Por isso, após a discussão na Câmara, vamos consultar o Tribunal de Justiça (TJ), para que não haja qualquer questionamento futuro”, garantiu o prefeito.
Na ocasião o presidente da ACIM, Antonio Severino dos Santos, falou sobre a revitalização do calçadão da Rui Barbosa e destacou a falta de iluminação no local e o afastamento das pessoas por conta da infraestrutura precária. “O calçadão é o coração da nossa cidade, precisamos muito que a infraestrutura seja revitalizada, para atrair público para o Centro, os comerciantes e consumidores clamam por estas melhorias”, pontuou Antonio.
Aluizio disse que já tem um projeto para o ano que vem, mas que ainda este ano vai fazer melhorias. Ao final da reunião os empresários entregaram uma camiseta do movimento ‘Somos Porto’ ao prefeito.
A reunião contou também com a participação de membros do Macaé Convention & Visitors Bureau, Associação Comercial e Industrial de Macaé, RedePetro-BC, Firjan, IACD e Amacon.