Corpo de Bombeiros de Macaé e Destacamento de Rio das Ostras vão abrir as inscrições entre os dias 17 a 21 de dezembro
Os pequenos que irão participar do Projeto Botinho já estão ansiosos para o início das férias, quando tem início a atividade mais aguardada por muitos jovens que permanecem na cidade. No dia 14 de janeiro, a partir das 9h, na Praia dos Cavaleiros e Costazul, em Rio das Ostras, começa o Projeto que segue até o dia 25 de janeiro.
Este ano, participarão do Botinho, 12 mil crianças e jovens de 7 a 17 anos, em todo o interior do estado. Em Macaé, estarão disponíveis 100 vagas para adolescentes e crianças. Já em Rio das Ostras, apenas 70 vagas estarão abertas. O projeto é gratuito e desenvolvido através de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro.
Durante duas semanas, as atividades têm como objetivo entreter e educar crianças e adolescentes sobre saúde, educação, cultura, segurança e meio ambiente. As mães interessadas também podem se inscrever no Projeto Sereia, onde receberão noções básicas de salvamento e recuperação de afogados, além de participar das atividades educativas. A ideia é integrar mães e filhos, além de proporcionar a oportunidade delas praticarem educação física e entrar em forma. No final do curso, cada um receberá um diploma e uma carteira de integrante do projeto.
Criado em 1964, o Botinho é o mais antigo dos projetos sociais desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Defesa Civil. Nele, os participantes aprendem técnicas de abordagem e salvamento, orientações sobre primeiros socorros, além de aulas de natação, preservação ambiental, cidadania, civismo e atividades recreativas. Além de Macaé, o projeto é realizado em 34 praias do Estado do Rio de Janeiro.
Esta é mais uma edição do projeto em Macaé e ocorre de segunda à sexta-feira, das 8h às 11 horas. Ele é dividido em três categorias: Golfinho, para crianças de 7 a 10 anos, Moby Dick, de 11 a 14 anos, e Tubarão, para adolescentes, de 15 a 17 anos.