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Prefeitura orienta sobre uso de vagas especiais

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Uso desses espaços só pode ser feito por aqueles que têm a autorização da prefeitura

Idosos com mais de 60 anos e deficientes precisam obter cartão de autorização

A cidadania é construída através dos direitos e deveres de cada um. Respeitar o próximo é um dos princípios para que a sociedade possa viver de forma harmoniosa. E no trânsito isso não pode ser diferente. Um exemplo disso é o uso das vagas especiais, destinadas a idosos e deficientes físicos.

Segundo a prefeitura, todos os meses a secretaria de Mobilidade Urbana recebe cerca de 180 solicitações. Por conta disso, o órgão orienta os beneficiários sobre o uso devido do cartão, que deve ser colocado no painel do veículo, com a frente voltada para cima.

Lembrando que a autorização é válida somente para estacionamento nas vagas sinalizadas com o símbolo internacional de acesso. O cartão também permite o uso de vagas em estacionamento rotativo regulamentado, gratuito ou pago, sendo respeitadas as suas normas de utilização. Nessas vagas, a utilização tem o limite de duas horas. Caso seja ultrapassado o tempo, a infração é grave, com cinco pontos na carteira e multa de R$ 195,23.

A utilização de cartão vencido gera infração gravíssima, com sete pontos na carteira e multa de R$ 293,47. A autorização pode ser suspensa ou cassada caso sejam verificadas irregularidades como o empréstimo do cartão a terceiros, uso de cópia, além do porte do cartão com rasuras ou falsificado.

Para solicitar o cartão, é necessário residir no município. Basta comparecer na Central da Gratuidade, localizada na secretaria de Mobilidade Urbana, com cópia da Carteira Nacional de Habilitação, caso seja o motorista, e comprovante de residência.

Quando o idoso ou a pessoa com deficiência não for o condutor, deve-se apresentar a cópia da identidade e CPF. Além disso, a pessoa com deficiência deve preencher um formulário com a verificação de um médico da rede municipal.

A renovação do cartão para o idoso é anual. Já a pessoa com deficiência deve fazer a cada três anos. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e, das 13h às 17h, na sede da Mobilidade Urbana, localizada na Rua Euzébio de Queiroz, nº 678, Centro (próxima à estação ferroviária). Os telefones para contato são: (22) 2796-1626 e 2762-7333.

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