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Porto do Açu quadriplica capacidade de armazenagem do terminal multicargas e dobra área de alfândega

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Foto: Divulgação

T-MULT investe na expansão para aumentar competitividade do Sudeste e Centro-Oeste

O Porto do Açu inaugurou nesta quarta-feira (8) mais um armazém do Terminal Multicargas (T-MULT), o segundo a entrar em operação. Na fase atual da expansão do terminal, serão inaugurados dois novos galpões cobertos, totalizando três armazéns,que aumentarão em quatro vezes a capacidade estática de armazenamento para 110 mil toneladas e dobrarão a área alfandegada do terminal para 360 mil m². Estiveram presentes no evento o CEO da holding Prumo, Rogério Zampronha; o CEO do Porto do Açu, José Firmo; e o Diretor Financeiro da Lundin Mining Brasil,Jean Cintra.

O novo armazém, com área de 6.800m², entrou em operação hoje. Com capacidade estática aproximada de 45.000 toneladas, irá atender as operações de exportação de cobre de Goiás, um mineral estratégico para apoiar a transição energética. O armazém foi implantado em parceria com a Lundin Mining Brasil e as operações de cobre também otimizarão os custos logísticos de importação de carga, pois balancearão o fluxo exportação-importação para Goiás.

Ainda no primeiro semestre de 2023, será inaugurado o segundo novo armazém, que terá área de 7.600m² e capacidade estática aproximada de 40.000 toneladas. Este viabilizará a movimentação de cargas diversas, como granéis minerais e agrícolas, fertilizantes, produtos siderúrgicos, entre outros.

“Com o armazém, o T-MULT atende principalmente aos mercados de Minas Gerais, Goiás e Espírito Santo, contribuindo de forma relevante para o suprimento nacional de fertilizantes. Em 2020, colocamos o Rio de Janeiro no mapa do agronegócio nacional e, desde então, estamos nos consolidando como player competitivo para o setor, com tempo de espera para atracação dos clientes muito menor do que a média dos demais portos do país. O Açu é a alternativa logística mais eficiente para aumentar a competitividade das indústrias e do agronegócio do Sudeste e do Centro Oeste e estamos investindo na expansão da capacidade do terminal para alavancar ainda mais as operações da sua área de influência”, explica José Firmo, CEO do Porto do Açu.

“A ampliação do Terminal Multicargas (T-MULT) é um dos fatores que indicam que a parceria firmada entre a Lundin Mining e o Porto do Açu está no caminho certo, um importante avanço para a nossa logística. O objetivo da empresa é continuar trabalhando de forma sustentável para viabilizar progressos como esse”, comenta Ediney Drummond, Diretor Presidente da Lundin Mining.

Para alavancar o desenvolvimento pavimentado pela expectativa de crescimento do agro brasileiro (3% a 5% ao ano até 2030), o Terminal Multicargas já havia realizado expansões recentes na sua infraestrutura. A primeira tinha sido o armazém coberto para cargas especiais com 25.000 toneladas de capacidade estática, expansão que viabilizou ao Porto do Açu realizar as primeiras importações de fertilizantes. Em andamento, houve ainda a construção de pátio em parceria com a Minas Gusa, uma nova área para armazenagem de granéis sólidos: a estrutura, com área de 35 mil m², tem foco na importação de combustíveis sólidos para as indústrias siderúrgica e cimenteira.

Além disso, por conta da disponibilidade de área e flexibilidade do Açu, o T-MULTainda tem potencial para expansões futuras, como extensão do berço e aumento de pátio e áreas de armazenagem.

Sobre o Terminal Multicargas (T-MULT)
O T-MULT é capaz de movimentar granéis sólidos e carga de projeto. Em operação desde 2016, dentro do único porto100% privado do país, o terminal está conectado às principais rodovias nacionais sem qualquer restrição de acesso, além de atender com waiting time mínimo e alta taxa de produtividade, reduzindo custos de demurrage– o que justifica o crescimento exponencial de operações de exportação, importação e cabotagem a cada ano.

Nos últimos dois anos, o T-MULT mais que dobrou as suas operações, chegando a movimentar mais de 1,5 milhão de toneladas em 2022, um novo recorde.Puxado pela melhoria de eficiência operacional e redução dos custos logísticos, através do equilíbrio entre cargas de importação e exportação, o T-MULT consegue oferecer soluções competitivas focadas na necessidade dos clientes.

Desde o início de suas operações, o terminal teve ramp-up notável, com 45% de crescimento médio anual. No total, o T-MULT já movimentou mais de 6 milhões de toneladas.

Para 2023, a projeção é de quase dobrar o volume movimentado em relação a 2022, com a operação dos dois novos galpões cobertos, o que levará o T-MULT a um novo recorde anual.

O planejamento estratégico do Porto do Açu também conecta a expansão do T-MULT à transição energética. Com os Memorandos de Entendimento (MoUs) recentes assinados pela GNA com as concessionárias NTS e TAG, para gasodutos, e acordos já assinados para a instalação de plantas de hidrogênio verde com companhias de porte mundial, os próximos passos incluem avançar em plantas de fertilizantes nitrogenados e HBI (Hot Briquetted Iron).

Por Jornal Terceira Via

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