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Obras do primeiro viaduto vegetado no Brasil se iniciam em trecho da BR-101

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A implementação das passagens de fauna preservará espécies como o Mico-Leão-Dourado, que está sob risco de extinção

Pelo cronograma apresentado, a construção do viaduto, no km 218, deve ser concluída em abril de 2020

Após decisão em ação civil pública movida pelo Ministéro Público Federal (MPF) em Macaé, a Autopista Fluminense deu início, neste mês, às obras do primeiro viaduto vegetado no Brasil. Será na rodovia BR-101, no trecho que liga a cidade do Rio de Janeiro a Casimiro de Abreu. Pelo cronograma apresentado, a construção do viaduto, no km 218, deve ser concluída em abril de 2020.

Além dessa obra, teve início também a construção de quatro estruturas rígidas tipo passarela, para passagem de fauna copa a copa das árvores, com previsão de conclusão para setembro de 2019. Está prevista ainda, com início em janeiro do ano que vem, a construção de outras seis estruturas metálicas de passagem de fauna copa a copa (tipo via fauna), com término previsto para dezembro de 2019. Outras 14 passagens subterrâneas estão em andamento e está prevista a construção de mais uma (Proc. 0098462-16.2016.4.02.5116 (2016.51.16.098462-7).

O MPF ajuizou a ação buscando o cumprimento das condicionantes previstas na Licença de Instalação nº 927/2013 (2.7 e 2.9) e na Autorização para Licenciamento Ambiental nº 02/2002 ( 2.2 e 2.5), decorrentes da obra de duplicação da BR 101, no trecho compreendido entre o km 190 e o km 261. Essas condicionantes visam à redução do índice de atropelamento de animais no trecho da rodovia que corta as áreas da Reserva Biológica de Poço das Antas e da Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São João / Mico-Leão-Dourado.

Duplicação BR-101

A estrada atravessa uma área estratégica tanto para a biodiversidade, quanto para o desenvolvimento nacional, pois conecta a cidade do Rio de Janeiro com o polo de petróleo Macaé/Campos. Com a duplicação, além do problema dos atropelamentos da fauna da Área de Proteção Ambiental Rio São João/Mico-Leão-Dourado, a estrada passa a funcionar como uma verdadeira barreira para os animais que tentam acessar a Reserva Biológica de Poço das Antas, afetando diretamente os esforços para salvar o Mico-Leão-Dourado do risco de extinção. A espécie é endêmica desta área, ou seja, não ocorre em nenhum outro lugar no Brasil ou no mundo. Por isso mesmo, a implementação de passagens de fauna será crucial para a preservação das espécies das reservas ambientais.

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