Início Notícias Cidade NUPEM se prepara para lançar edital do programa de mestrado profissional

NUPEM se prepara para lançar edital do programa de mestrado profissional

0
1233

O curso de Pós-Graduação iniciará em novembro - Divulgação

O Instituto abrirá processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento, modalidade Mestrado Profissional

Com a previsão de início do curso para novembro, o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé (NUPEM UFRJ) se prepara para o lançamento ainda em agosto, do edital de seleção dos alunos para o Programa de Pós-Graduação Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento, modalidade Mestrado Profissional Stricto sensu. As provas acontecerão ainda em 2020.

Segundo Maurício Mussi, professor associado do NUPEM UFRJ e Coordenador do Mestrado Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento, o objetivo central do programa é proporcionar a formação científica dos profissionais inseridos no mercado de trabalho, visando resolver problemas socioambientais de Macaé e região. “São 28 vagas que devem ser preenchidas entre as linhas de pesquisa: abordagens inovadoras para o ensino de Ciências Ambientais, inovação em processos aplicados à Saúde e Meio Ambiente, e técnicas aplicadas ao desenvolvimento socioambiental”, ressalta.

De acordo com o coordenador, os alunos do Mestrado Profissional devem realizar um projeto de pesquisa científica que se inicia com a proposição de um problema, preferencialmente, no âmbito do ambiente profissional do aluno e, obrigatoriamente, dentro de alguma linha de pesquisa do PPG-ProASD, e o resultado final da dissertação é a elaboração de um produto que vise resolver o problema proposto. “O Comitê de Assessoramento de Ciências Ambientais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) entende que os produtos da conclusão do mestrado profissional devam ser técnicos ou tecnológicos como: desenvolvimento de patentes, de processos ou produtos patenteáveis; tecnologia social; criação de atividade de capacitação em diferentes níveis; software ou aplicativo; norma ou marco regulatório; manual de operação técnica; processo, entre outros”, pontua.

Quanto ao público-alvo, espera-se por discentes com formações em variadas áreas de conhecimentos e que desenvolvam projetos na área de Ciências Ambientais em seus aspectos mais amplos, conjugando assim, o meio ambiente com a sociedade. Com a duração de dois anos, com regime de aulas – que pode ser diário – no período noturno e possibilidade de aulas aos sábados, o curso será semestral.

Para se inscrever no processo seletivo, o participante deve ter ao menos um projeto de dissertação e o acompanhamento de um orientador. Neste sentido, basta acessar o site <https://ppgproasd.macae.ufrj.br/index.php/docentes> para visualizar a lista de possíveis orientadores e contactá-los. Para outras informações, basta acessar o site <https://ppgproasd.macae.ufrj.br/index.php/apresentacao>.

SEM COMENTÁRIOS