Início Notícias Educação Nupem passa a ser Instituto Especializado de Biodiversidade e Sustentabilidade

Nupem passa a ser Instituto Especializado de Biodiversidade e Sustentabilidade

0
2113

Com sede no São José do Barreto, o Nupem vem contribuindo com o ensino, pesquisa e extensão na cidade

A proposta do novo nome foi aprovada na última semana pelo Conselho de Coordenação do Centro de Ciências da Saúde

O Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (Nupem/UFRJ) agora se chama Instituto Especializado de Biodiversidade e Sustentabilidade, mantendo a sigla já consolidada – NUPEM/UFRJ. De acordo com informações, a mudança de status acadêmico e administrativo foi aprovada na última semana, no Conselho de Coordenação do Centro de Ciências da Saúde.

Ainda de acordo com informações, a consagração do NUPEM/UFRJ enquanto Instituto Especializado é fruto de um notável amadurecimento institucional ao longo de cerca de 30 anos de história e essa mudança reflete muito bem a realidade atual e a vocação do NUPEM/UFRJ, que sempre se destacou na qualidade do ensino de graduação, de pós-graduação, e na produção de conhecimento científico, integrado à extensão e com forte inserção social.

Lembrando que a alteração de status acadêmico e administrativo foi aprovado pela instância do Conselho de Centro e será encaminhado para a instância máxima do Consuni UFRJ para deliberação final.

Por meio do setor de comunicação do Nupem, o Dr. Adalberto Vieira, Professor Titular do Instituto de Ciências Biomédicas/UFRJ e relator do parecer favorável ao pedido de mudança de status no CCS, disse que o NUPEM/UFRJ começou como “um jovem augusto nascido de um sonho nos idos de 1980: o sonho de preservar os ecossistemas costeiros da região de Macaé, transformando-os, ao mesmo tempo, em laboratório de pesquisa para elevar à história da arte mundial os conhecimentos da flora e da fauna em uma parte da vida na Terra”.

Ao decorrer do encontro houve a leitura do parecer memorável. Na ocasião, o Prof. Adalberto resumiu todo o histórico de conquistas do NUPEM/UFRJ, iniciado por pesquisadores pioneiros da UFRJ acampados em Macaé, e perpassando por diversas conquistas acadêmicas notórias, como a atração de diversos cursos de graduação e de pós-graduação altamente conceituados para Macaé:

Já o diretor do NUPEM/UFRJ, Prof. Rodrigo Nunes da Fonseca, agradeceu a todos os presentes e aos Conselheiros e ressaltou que “em poucos momentos, em toda a minha carreira acadêmica, eu estive tão emocionado como quando ouvi esse parecer. Também quero agradecer a todos os amigos e pessoas que ao longo desses trinta anos fizeram parte da construção dessa história que, conforme o relato do Prof. Adalberto, é uma história muito bonita e, sem dúvida nenhuma, também é uma história de muita paixão”.

Rodrigo também agradeceu com entusiasmo aos diversos atores que fizeram parte desse processo de construção coletiva do NUPEM/UFRJ, incluindo os alunos, técnicos e docentes que abraçaram o lema da produção de conhecimento, integração do corpo social do NUPEM/UFRJ e integração com a sociedade: “a integração e o sonho foram a ótica do NUPEM/UFRJ nos últimos 30 anos. Tenho certeza de que nós teremos muitas outras décadas de sucesso histórico pela frente, agora como Instituto Especializado. A gente não pode deixar de sonhar, temos que ser agentes políticos, temos que induzir políticas públicas em prol das futuras gerações”.

Francisco Esteves, vice-diretor do Nupem pontuou que a sessão representou para a UFRJ um momento sublime, de muito prazer. E é isso que nos move. Nesse momento de imprevisibilidade pela qual o Brasil passa, infelizmente não podemos dizer como estarão nossas Unidades Acadêmicas no mês que vem. Nada é previsível na sociedade brasileira e no mundo todo”, disse

O setor de comunicação do Nupem / UFRJ informa ainda que a próxima e última etapa do processo sobre o pedido de mudança de status do NUPEM/UFRJ para Instituto Especializado será a análise pelo Conselho Universitário da UFRJ. A aprovação por aclamação e o memorável parecer analisado pelo Conselho de Centro CCS constituem-se em bases sólidas para, espera-se, uma breve e exitosa aprovação do Instituto Especializado de Biodiversidade e Sustentabilidade pelo Conselho Universitário da UFRJ.

 

SEM COMENTÁRIOS