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Nova concessão do transporte pode barrar contrato da SIT até 2025

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Prefeito afirma que nova concessão do transporte vai acontecer em breve no município

Pelo Twitter, prefeito indica início de rediscussão de modelo de concessão do serviço público

No embalo do rompimento de relações com a Nova Cedae, e diante da insatisfação das ruas, o prefeito anunciou em sua conta no Twitter que desengavetará o projeto de revisão da concessão do transporte público municipal. Informação que surpreendeu mais que a proposta de encampação do abastecimento d’água, a nova concessão do transporte público põe em xeque a garantia, com folga, da SIT permanecer à frente do sistema até 2025.

Esse prazo foi estabelecido pelo próprio governo após o resultado das urnas, em 2016, que garantiu a reeleição do prefeito dentro da propaganda da passagem a R$ 1. No Twitter, o prefeito informou apenas que a nova concessão será discutida em audiência pública, que possivelmente será agendada por convocação a ser publicada nesta semana. Ele não apresentou maiores explicações sobre como o novo processo pode barrar a prorrogação da atual concessão.

Em maio de 2016, no auge das discussões políticas em virtude das eleições municipais, a prefeitura prorrogou por mais um ano a validade do contrato de concessão da SIT. Na época, a medida foi questionada pela Câmara, já que a concessão original datava de setembro de 2005, com prazo de validade de 10 anos. O contrato estabelecia também que a prorrogação só poderia ser validada com um ano de antecedência em relação ao final da vigência. Após a definição das urnas, já em 2017, o governo garantiu à SIT a vigência do contrato até 2025, garantindo que a passagem a R$ 1 seja mantida até 2020, final do mandato.

Esses e outros questionamentos deverão ser respondidos pelo governo, na audiência pública anunciada pelo prefeito no Twitter que rediscutirá o serviço. A expectativa é que o debate público ocorra no início do próximo mês. Em seis anos de governo, a SIT já recebeu mais de R$ 600 milhões com o subsídio do governo, pago através das receitas dos royalties do petróleo. Para cada passageiro registrado nas catracas dos coletivos, a prefeitura paga R$ 2,04 à SIT.

O controle do sistema foi garantido através do cartão do Programa Macaé Cidadão, instituído para todos os usuários do transporte desde o ano passado. Ainda nesta semana o governo deve apresentar maiores informações sobre a nova concessão das linhas.

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