Início Notícias Economia Mais da metade dos projetos de energia do estado estão no Norte...

Mais da metade dos projetos de energia do estado estão no Norte Fluminense, aponta Firjan durante OTC Brasil

0
429

Painel dinâmico, apresentado na maior conferência de tecnologia offshore do país, mapeou um total de 93 empreendimentos, com investimentos de US$ 180 bilhões nos mercados de óleo, gás natural, renováveis e naval

Mais de 90 projetos nos mercados de óleo, gás, novas energias e naval previstos para o estado do Rio, dos quais 52% têm como destino o Hub de Energia do Norte Fluminense. Estes são alguns dos números atualizados do Painel de Projetos de Energia no Rio de Janeiro, que a Firjan SENAI SESI apresentou ao público da OTC Brasil, uma das maiores conferências de tecnologia offshore do país e uma das maiores do mundo, realizada nesta semana no Rio de Janeiro.

“Com estes números, a Firjan apresenta a empresários de todo o Brasil e do exterior, o potencial que nossa região tem para atrair novas indústrias, dinamizar nossa economia e diversificar o parque industrial das cidades da região. E, com este horizonte, empresários e empreendedores locais, de todos os portes e segmentos, poderão planejar melhor seus negócios para gerar mais empregos”, destacou o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.

Em todo o estado, estão previstos US$ 182 bilhões em investimentos em projetos de Óleo, com foco maior apenas em petróleo e seus derivados; Gás Natural, dedicados ao gás, incluindo projetos de consumo em plantas industriais; Renováveis, fontes não fósseis; e Naval, projetos voltados para essa indústria. Os empreendimentos têm previsão de conclusão já a partir de 2024, e considera projetos em andamento, confirmados e potenciais após 2030.

Vinte projetos estão apenas em São João da Barra, incluindo 10 em energias renováveis e oito em gás natural; nove em Macaé, onde há também projetos para a indústria naval; e outras seis em Campos, entre energia renovável e gás natural. Só na região são 35 projetos, fora outros localizados no mar, mas que podem ser atendidos pelos municípios da região com atividades de apoio, seja na revitalização de campos de petróleo, descomissionamento de sistemas de produção da Bacia de Campos e fazendas eólicas offshore.

O Painel de Projetos de Energia no Rio de Janeiro foi realizado em parceria com a Apex, a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) e a secretaria de Energia e Economia do Mar do estado, e pode ser acessado neste link: https://bit.ly/3QqCpcd

Empresários do Brasil e do mundo conhecem as potencialidades da região

Nesta quarta-feira (25), a Firjan Norte Fluminense acompanhou uma comitiva de empresários da região à OTC Brasil, onde técnicos da federação vêm apresentando os dados a diversos empresários e comitivas de governos do Brasil e do exterior. Um grupo de empresários, gestores públicos e representantes de instituições do Amapá, por exemplo, esteve no estande da federação conhecendo a atual conjuntura para, em seguida, visitar Macaé e Campos. A ideia é aproveitar o know how da região para se preparar para a nova fase de exploração de petróleo que acontecerá no Norte do país.

“O portfólio de projetos mapeados ressalta a integração energética que esperamos no cenário de transição dos anos futuros, com Hubs de energia que contribuem para o desenvolvimento econômico sustentável do estado. Nesse cenário a Firjan SENAI SESI é parceira estratégica da indústria para sua capacitação tecnológica e de seus colaboradores”, destaca a gerente de Petróleo, Gás e Naval da federação, Karine Fragoso.

Empresários do Norte na Rede de Oportunidades com a Petrobras

Além do Painel, o estande da federação também contou com uma sessão de networking. O encontro foi um desdobramento do programa Rede de Oportunidades – cujo objetivo é apoiar a indústria fornecedora fluminense dos grandes demandantes -, e contou com a presença da comitiva de empresários do Norte Fluminense. Na ocasião, foram apresentadas mais de 40 oportunidades de negócio, principalmente com foco no descomissionamento.

Durante os três dias da OTC Brasil, o estande da federação disponibilizou ainda óculos de realidade virtual, por meio dos quais foi possível fazer um passeio virtual pelos institutos de tecnologia e centros de referência da federação. Foi disponibilizado também um vasto material sobre saúde integrada e responsabilidade social.

OTC Brasil 2023

O evento acontece de terça a quinta-feira, com estandes de mais de 180 empresas trazendo soluções no setor de tecnologia offshore e de prestação de serviços. A edição deste ano da OTC Brasil conta com a Arena de Descarbonização e Tecnologia, espaço cujo objetivo é mostrar iniciativas da indústria na descarbonização. A arena abordará contribuições da Noruega para o setor marítimo brasileiro, o futuro da energia eólica offshore, entre outros temas.

SEM COMENTÁRIOS