Início Notícias Brasil Magda Chambriard vai substituir Jean Paul Prates no comando da Petrobras

Magda Chambriard vai substituir Jean Paul Prates no comando da Petrobras

0
245

Magda Chambriard, indicada para a presidência da Petrobras (Foto: Reprodução Alerj)

Comece seu dia bem-informado com as principais notícias sobre petróleo, gás, energia e política

Jean Paul Prates foi demitido da Petrobras nesta terça-feira (14/5) pelo presidente Lula, um dia após a divulgação de uma queda de 38% no lucro da companhia e meses de especulação sobre sua saída e conflitos com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Magda Chambriard será a nova presidente da estatal. Ela foi indicada pelo Ministério de Minas e Energia, após o anúncio da saída de Prates.

  • Diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP) no governo Dilma Rousseff, tem mais de 40 anos de experiência no setor e é defensora das políticas de conteúdo local e crítica da gestão da Petrobras focada na exploração e produção do pré-sal.
  • Para aprofundar: Quem é Magda Chambriard, nova presidente da Petrobras

A Petrobras informou em comunicado que o governo pediu que o Conselho de Administração se reúna para apreciar o encerramento antecipado do mandato de Prates como presidente e a indicação de Magda para ocupar o cargo.

  • “Jean Paul informou que, se e uma vez aprovado o encerramento indicado, ele pretende posteriormente apresentar sua renúncia ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras”, comunicou a empresa em nota. 

Em mensagem a funcionários, Prates afirmou que sua passagem pela companhia foi “precocemente abreviada”.

  • “Minha missão foi precocemente abreviada na presença regozijada de Alexandre Silveira e Rui Costa. Não creio que haja chance de reconsideração. Vão anunciar daqui a pouco”, escreveu.

A queda de Prates começou a ganhar corpo na votação que decidiu pela não distribuição dos dividendos extraordinários da estatal em março. Ele decidiu se abster e anunciou no dia seguinte que tinha apresentado outra proposta, de distribuir 50% dos ganhos.

Por EPBR

SEM COMENTÁRIOS