O médico Dr.Joel Tavares Passos tomou posse como Presidente da Sotiej, nesta sexta-feira (13)
O médico macaense Dr. Joel Tavares Passos assumiu a presidência da Sociedade de Medicina Intensiva do Estado do Rio de Janeiro (Sotierj), e conquista destaque em cenário científico do Estado. A solenidade de posse ocorreu no Hotel Windsor Excelsior, em Copacabana – no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (13), onde o acontecimento foi celebrado com a presença de toda a comunidade científica intensivista do Estado.
Cheio de projetos de grandes realizações na instituição, o médico ressalta que um dos seus projetos para marcar a sua gestão na Sotierj será a interiorização da instituição e a qualificação de profissionais ligados a terapia intensiva e a medicina de urgência. “Quando uma sociedade treina e capacita continuamente seus membros, toda a sociedade lucra, pois certamente haverá melhora no atendimento, na eficiência e nos resultados”, declarou Dr. Joel, acrescentando que o seu maior desafio é justamente oferecer ferramenta para garantir o aperfeiçoamento dos serviços da entidade.
Propostas de trabalho
“Chegar à presidência desta expressiva instituição representa para mim o reconhecimento de todos os pares, da importância do nosso trabalho desenvolvido em prol do intensivismo regional e brasileiro”, disse o novo presidente da Sotierj, informando ainda que suas metas profissionais como médico macaense é tornar Macaé um polo de ensino, levando conhecimento para profissionais locais e regionais, melhorando assim a qualidade do tratamento da medicina intensiva e de urgência para toda população.
Médico brilhante
E continuou: “Para ele ser médico é gostar de gente, das relações humanas, olhar o outro com respeito e tratá-lo com amor, com dignidade. Com isso, hoje construiu uma linda carreira na medicina e vive para esta profissão, se empenhando a cada dia para levar um pouco de seu conhecimento aos novos médicos que estão surgindo, sempre com a esperança que jamais percam a humanidade ao tratar os pacientes”, falou ela, concluindo: “É o homem mais romântico e sensível que existe, o meu grande amor,”
Amor à Medicina
Dr. Joel informa que acorda cedo para estudar e, após atividade física, e café da manhã reforçado, ele divide seu tempo entre o CTI do Hospital Unimed, o CTI do HPM, a UFRJ, onde dá aula na Faculdade de Medicina, e seu consultório particular. São, pelo menos, 12 horas de atividades diárias, incluindo alguns finais de semana, sem falar nos plantões no CTI e na emergência do hospital Unimed.
O médico revela que o que mais o encanta no CTI é o cuidar. “Essa é a palavra mágica que faz a diferença. Quem escolhe a Medicina, a Enfermagem, a Fisioterapia, a Psicologia, escolheu passar a vida cuidando das pessoas, tirando a dor, consolando e amenizando o sofrimento. Essa é a principal razão de ser médico, isso sim faz a diferença”, disse.
Dr. Joel Tavares Passos