Início Notícias Segurança Pública Macaé treina guardas de outros municípios para abordagem com cães

Macaé treina guardas de outros municípios para abordagem com cães

0
684

Treinamento do GAOP com cães adestrados em técnicas de abordamento em procura de drogas e armas

O Canil da Guarda Municipal de Macaé, ligado à Secretaria de Ordem Pública, é referência no treinamento tático com cães. A Guarda Civil Municipal de Campos dos Goytacazes, em reconhecimento a qualidade dos profissionais, solicitou o apoio na formação de oito adestradores de cães de faro específico. O encontro aconteceu nesta semana, na Pesagro. A proposta foi oferecer conhecimento tático para que os animais sejam utilizados no patrulhamento diário, no faro de armas, drogas, munições e também no controle de distúrbio civil, ou seja, manifestações.

De acordo com o treinador dos cães e também responsável pela capacitação dos agentes, Anderson Justino, o curso contou com um cronograma prático e teórico. “Comportamento do cão, odorização do material e como o cão deve realizar a busca em veículos foram alguns dos assuntos abordados durante o encontro, que também contou com a presença de um agente da Guarda Municipal de Nova Friburgo, que aproveitou o treinamento para se capacitar “, destacou Anderson Justino.

O coordenador do Canil de Campos dos Goytacazes, Sandro Cherene, disse que já conhecia o trabalho realizado pelo Canil de Macaé e agradece a disponibilidade do município em capacitar essa nova equipe que está nascendo na cidade vizinha. “Macaé é referência. Aprendemos muito e agradecemos por tanta dedicação. Tenho certeza que os aprendizados adquiridos aqui serão fundamentais para o melhor desempenho do Canil de Campos”, pontuou Cherene.

Em Macaé, o canil trabalha juntamente com o Grupo de Apoio Operacional (GAOp), com atuação em intervenções táticas e operacionais com policiais militares, reintegração de posse, invasões, entre outras ações. Atualmente, conta com nove cães. Destes, seis atuam no patrulhamento e controle; dois com faro e uma cadela cinoterapeuta (modalidade de terapia assistida por animais), que faz um trabalho em conjunto com a Secretaria de Saúde, com crianças que necessitam desse tipo de terapia. O treinamento dos animais é diário, com duração de uma hora e meia. O Canil realiza diversos cursos durante o ano e já capacitou cerca de 80 Guardas de diversos municípios.

SEM COMENTÁRIOS