A Prefeitura de Macaé, num trabalho intersetorial, reforça ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chicungunha. Entre os dias 3 e 13 de fevereiro serão realizados mutirões nos bairros, tendo como o Dia D de mobilização o 19 de fevereiro, quando toda população será convocada para que elimine possíveis focos do inseto nas casas, escolas, prédios públicos, bares, restaurantes, entre outros.
Os mutirões irão acontecer nos bairros Lagomar, Miramar, Visconde e Aeroporto, com visitas domiciliares para verificação e eliminação de depósitos inservíveis que possam acumular água, recolhimento dos recipientes retirados dos imóveis e aplicação de larvicida.
Haverá ainda trabalho de conscientização nas unidades de saúde, através de palestras e roda de conversa nas salas de espera e uma abordagem pedagógica com a temática nas escolas da rede municipal.
Com a perspectiva de que as notificações da doença comecem a partir do segundo trimestre, serão realizados treinamentos com os profissionais da rede municipal de saúde. Nos dias três e cinco de março acontecerão o curso de capacitação para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
A prefeitura também irá focar suas ações na Educação em Saúde, para que toda sociedade se conscientize da importância de que cada um deve fazer sua parte. Desta forma, cada cidadão deve fazer uma vistoria semanal de 10 minutos em sua residência. O ciclo de vida do Aedes aegypti, do ovo até a fase adulta, leva cerca de sete a dez dias. Se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, o ciclo será interrompido, e evitará o nascimento de novos mosquitos.
Orientações
– Guarde as garrafas, baldes ou latas vazias de cabeça para baixo;
– Lave com escova e sabão as vasilhas de água e de comida dos animais pelo menos uma vez por semana;
– Retire a água da bandeja externa da geladeira pelo menos uma vez por semana;
– Lave a bandeja com sabão;
– Não deixe acumular água na parte debaixo das torneiras de bebedouros e filtros de água;
– Trate a piscina com cloro;
– Guarde os pneus velhos sem água, em locais cobertos.