Início Caderno Dois Julho repleto de atrações culturais no Teatro Sesi 

Julho repleto de atrações culturais no Teatro Sesi 

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Programação recheada de bons espetáculos neste mês de julho, quando se festeja o aniversário de Macaé (29)

Aproveitando os festejos de aniversário de Macaé, o Teatro do Sesi Macaé incrementa a sua programação cultural neste mês de julho, oferecendo ótimas atrações artísticas. Assim, o espaço apresenta espetáculos tanto adulto quanto infantil.

A programação será aberta no dia 19 com a peça ‘O Jornal – The Rolling Stone’, dirigida por Kiko Mascarenhas e Lázaro Ramos, direcionada ao publico adulto. O espetáculo terá início às 20h. Os ingressos custam o valor de R$ 22 (inteira) e a classificação etária é de 16 anos.

Já o dia 20 será para fazer a alegria da garotada por conta da peça infantil ‘Makuru – Um Musical de Ninar’, um vibrante musical infantil de José Mauro Brant e Tim Rescala, que terá início às 15h. Os ingressos são vendidos pelos valores de R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia). E a classificação etária é livre.

A programação vai prosseguir no dia 26 com o show de Dado Villa-Lobos, às 20h. Os ingressos custam R$ 34 (inteira) e a classificação etária é de 16 anos.

Lembrando que os ingressos já estão à venda. O Teatro do Sesi Macaé fica na Alameda Etelvino Gomes, 155 (Bairro Riviera Fluminense).

O Jornal -The Rolling Stone

Montagem dirigida por Kiko Mascarenhas e Lázaro Ramos, O Jornal -The Rolling Stone debate o amor, identidade e o preconceito contra homossexuais. Até onde você iria para ser quem você é? Você morreria por amor? Eis algumas das questões latentes que chegaram às mãos dos diretores Lázaro Ramos e Kiko Mascarenhas com O Jornal – The Rolling Stone, montagem que já cumpriu temporada no Rio de Janeiro, São Paulo e participou do Festival de Curitiba, inicia turnê pelo Brasil.

Escrita pelo dramaturgo britânico Chris Urch, a peça estreou em 2015, em Londres, que, por esse roteiro, Urch já recebeu o prêmio Bruntwood, seis indicações ao Off West End e uma nomeação ao Evening Standart. No Brasil, The Rolling Stone estreou em novembro de 2017 no Teatro Poeira, Rio de Janeiro, foi indicado ao Prêmio CESGRANRIO 2017 de melhor espetáculo e iluminação, ao Prêmio Botequim Cultural de melhor direção e iluminação, ao Prêmio APTR de melhor iluminação e atriz coadjuvante para Heloisa Jorge, além do Prêmio Shell de melhor iluminação. O espetáculo também está na programação do Festival de Teatro de Curitiba 2018 onde foi um dos espetáculos escolhidos para ter um debate com os críticos convidados do Festival.

Inspirada em fatos reais, em O Jornal, após a morte do pai, três irmãos – Joe, Dembe e Wummie – precisam reconstruir suas vidas. Joe se prepara para ser pastor de sua igreja enquanto Dembe e Wummie estudam para progredir diante da desigualdade. Mas o destino seria fatal: Dembe conhece Sam, um garoto branco irlandês radicado na Uganda e acabam se apaixonando. Condenados pela igreja e pela lei, eles terão de optar em viverem castrados ou com a possibilidade de acabar morrendo por amor.

‘Makuru – um Musical de Ninar’

O espetáculo ‘Makuru – um Musical de Ninar’ é um vibrante musical infantil de José Mauro Brant e Tim Rescala, com uma essência voltada para as crianças, mas para ser curtido por toda família. O espetáculo foi um dos grandes sucessos da temporada de 2017 tendo angariado o recorde de 9 prêmios CBTIJ (Centro Brasileiro de Teatro para Infância e Juventude), incluindo as categorias: melhor espetáculo, melhor texto e melhor música; e 5 indicações para o prêmio Botequim Cultural, incluindo melhor espetáculo Infanto-Juvenil.

No palco os atores cantores José Mauro Brant, Ester Elias, Janaína Azevedo e Lilian Valeska conduzem o espetáculo evocando imagens poéticas, numa sutil dramaturgia entremeada pelas canções originais de Brant e Tim Rescala, enriquecidas pelo cenário de Natália Lana, que ganham formas espetaculares graças aos vídeos de animação criados pelos irmãos Ricardo e Renato Villarouca. Completam o elenco um conjunto de quatro músicos Paula Martins (flauta), Débora Cheyne (viola), Cássia Menezes (violoncelo), Tibor Fittel (Acordeom). O ponto de partida gira em torno de um pequeno núcleo familiar: o pai, vivido por Brant; a mãe, Ester Elias; a avó, Janaína Azevedo e a babá Bartira, vivida por Lilian Valeska. Às voltas com o desafio de adormecer uma criança, o menino Makuru, a família não sabe que em cima do telhado vivem seres estranhos: A Murucututu, a Tutu e o João Pestana. Juntos, os seres mágicos tentam a todo custo serem lembrados pela família para escaparem do esquecimento.

Para dar forma a todo esse imaginário, “MAKURU – um musical de ninar” conta com o trabalho de Bruno Dante – criador dos bonecos e adereços que tem papel fundamental na trama, além dos figurinos de Carol Lobato, maquiagem de Mona Magalhães, direção de movimento e coreografias de Sueli Guerra.

Dado Villa-Lobos

O cantor e guitarrista Dado Villa-Lobos lançou três álbuns solo e compôs para nove trilhas de cinema desde 1996. Portanto, é meio natural que o quarto solo seja, ele também, uma trilha sonora – só que, para um filme que não existe. Porque tanto pode ser escutado como coletânea de canções quanto sucessão de ambientes quase visuais. EXIT é este disco. O título em inglês de cara lança no ar algumas questões. Sair de onde? Da vida? Do Brasil? Do passado na Legião Urbana? A saúde bem cuidada aos 52 anos descarta a primeira das opções. Nascido em Bruxelas, Bélgica, este filho de diplomata há tempos poderia ter dado no pé do país que se recusa a abandonar o século XX (talvez o XIX). Menos uma opção. Sobra sair do passado legionário? Também não.

O Dado solo nunca se relacionou mais que tangencialmente com ele. Aliás, sempre foi assim com todos os legionários, cientes de que, juntos, possuíam uma coisa especial demais para se reproduzir palidamente em trabalhos individuais.

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