Início Opinião Interdição

Interdição

0
856

Diante da exigência de um amplo planejamento focado em garantir o atendimento a todas as linhas municipais, e amenizar ao máximo o impacto sobre o trânsito da cidade, a prefeitura decidiu adiar a interdição, que será por oito meses, do Terminal Central. O fechamento para as obras de reforma ocorrerá no dia 29. Até lá, a subestação montada na calçada da Praça Veríssimo de Melo será testada. Os usuários já devem se acostumar com esse local.

Acesso

Bem que a prefeitura poderia melhorar o acesso da Praia Campista ao Sol Y Mar, no trecho que cruza a Avenida Carlos Tinoco Garcia, a Linha Vermelha. É que o semáforo situado em frente ao Parque da Cidade é rápido e não atende a demanda do trânsito, especialmente no período noturno. Se não há como modernizar o sistema eletrônico, que então sejam colocados no local agentes de trânsito, assim como ocorre na Avenida Amaral Peixoto, próximo ao Trevo da Cancela Preta.

Saúde

Pelas redes sociais, a população espera que as intervenções realizadas pelo governo garantam soluções para os problemas na cidade. A situação se complica, não apenas por conta da ausência de ambulâncias ou por falta de transporte de pacientes para outras cidades, como também demora na realização de exames e outros pedidos. Em seis meses a coisa deve melhorar. Se isso não ocorrer, a intervenção na gestão da pasta não vai funcionar.

Obras

A classe empresarial local comemora o andamento ágil das obras de reparos na pista do Aeroporto de Macaé. Com o fortalecimento do PCN (Paviment Concret Number), aviões da rota regional voltarão a pousar na cidade. Empresas como Azul e Passaredo já demonstraram interesse de voltar a operar na cidade. Mas isso vai depender do andamento do plano de concessão da base local, sob responsabilidade do governo federal.

Embate

Mais que um palanque eleitoral, o plenário da Câmara de Vereadores se tornou também espaço para indiretas disparadas entre parlamentares que, antes das eleições, pertenciam ao mesmo lado. A polarização entre apoios a candidatos a deputado estadual e federal abala as relações nos corredores do plenário, algo que vai ser difícil de se amenizar após 7 de outubro. Mas, como na política tudo surpreende, às vezes o desespero acaba unindo forças novamente.

MDB

Articulado junto a Waguinho, prefeito de Belford Roxo e vice-presidente do MDB no Estado, André Longobardi tenta assumir a presidência do partido em Macaé. E surpreendentemente ele conta com o apoio de Julinho do Aeroporto (MDB), que concorre à vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), pela legenda. Essa relação pode dar trabalho na briga pela sucessão do governo da mudança em 2020.

Iluminação

A iluminação pública segue precária em diversos pontos da cidade, especialmente em trechos onde a circulação de pessoas é constante. O caso ocorre nas imediações da Ponte Ivan Mundim, na Rua da Praia, e no Centro, onde trabalhadores do comércio se sentem desprotegidos após a conclusão do expediente. É preciso que a secretaria de Infraestrutura atenda as demandas locais, que crescem em função também do vandalismo.

Vendas

Com a proximidade do fim de ano, o comércio se prepara para antecipar a temporada considerada como especial para as vendas. Apesar do Natal acontecer dentro de três meses, lojas já contrataram as decorações que começarão a aparecer nas vitrines logo após o Dia das Crianças, outra data importante para o setor. Com a liberação de parcelas do 13º salário, lojas de eletrodomésticos e móveis são as que mais tentam atrair consumidores.

Rodoviária

Não se sabe quando Macaé conseguirá, do Estado, os investimentos necessários para a construção da nova rodoviária. Há dois anos, a secretaria de Mobilidade Urbana conseguiu dar andamento a parte do processo, prevendo a liberação de verbas por parte da gestão estadual. Mas, os anos se passaram, as mudanças ocorreram, e o projeto que iria ser consolidado na região da Virgem Santa, voltou a ficar esquecido.