Início Notícias Cidade III Dia Mundial do Pobre é marcado pela solidariedade em Macaé

III Dia Mundial do Pobre é marcado pela solidariedade em Macaé

0
770

Fotos Divulgação Patrycia VieiraPascom Santo Antônio

O pouco que podemos dar para alguém, pode ser muito para quem recebe. Para comemorar o III Dia Mundial do Pobre (19/11), a Paróquia Santo Antônio em parceria com a Prefeitura de Macaé, Pan Produções, Madeireira Canaã, Pastoral da Sobriedade, Projeto Oberlan Junior Vive e tantos outros colaboradores que não mediram esforços para organizarem este evento, na Praça Washington Luís, para passarmos a manhã com nossos irmãos em situação de rua.

O dia começou às 7h, com a benção dos alimentos pelo Pe. Gleison Lima e com a ajuda dos irmãos evangélicos da Igreja Batista com a doação e distribuição de um apetitoso café da manhã com pães, frutas, café e sucos. Durante toda manhã, teve aferição da pressão arterial e avaliação física com a Secretaria Municipal de Saúde, corte de cabelo, barba e unha com o Centro de Educação Tecnológica e Profissional (CETEP), confecção de currículos e o cadastramento do Bolsa Família com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, orientação jurídica com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, prevenção da AIDS com a Pastoral da AIDS e testes para HIV, Sífilis e Hepatite com a Secretaria Municipal de Saúde (Programa Consultório de Rua), a presença da Fazenda Esperança e as irmãs da Toca de Assis, orientação odontológica e distribuição de kits de higiene bucal com a Secretaria Municipal de Saúde (Coordenadoria de Odontologia Coletiva) e jogos de orientações com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde e o Programa de Controle da Tuberculose. O bazar da Santo Antônio fez a alegria dos mais necessitados que puderam levar roupas (calças, bermudas e camisas), cobertores e calçados.

Muitos que estavam presentes, às vezes, queriam ser ouvidos. E mesmo com a chuva persistente, continuaram pois o que é uma chuva forte diante das dificuldades que eles passam na rua?

Tivemos a presença do Pe. Fábio Fellipe, pároco da Nossa Senhora de Fátima, que junto com Pe. Gleison, agradeceu a presença de todos desde os voluntários, às parcerias citadas acima e aos moradores em situação de rua pela confiança em fazer parte desse belíssimo evento. Antes de começar a servir o almoço, às 12h, foi rezado o Pai Nosso, oração universal, independente da religião dos presentes.

Todos prontos para o delicioso almoço servido pelos voluntários, da Paróquia Santo Antônio, composto por arroz, feijão, frango assado, farofa e legumes. Para encerrar o evento, foi servido um bolo feito por Dijor doces e frutas. A alegria no rosto de cada irmão era contagiante.

Confiram todas as fotos no facebook da Paróquia Santo Antônio Macaé: https://bit.ly/2XCpmrc

SEM COMENTÁRIOS