Início Notícias Cidade I Fórum Enfrentamento à Violência será nesta sexta-feira

I Fórum Enfrentamento à Violência será nesta sexta-feira

0
759

Programação acontece no salão nobre da Câmara Municipal, de 9h às 12h

Macaé celebra o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), será celebrado em Macaé com ações de conscientização e alerta do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) – a realização do I Fórum Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Criança e Adolescente, no salão nobre da Câmara Municipal, nesta sexta-feira, e intervenções em 12 escolas municipais de educação infantil em parceria com a Secretaria de Educação e do Conselho Tutelar.

“Temos como causa a defesa dos direitos da criança e do adolescente. Nesse contexto, este I Fórum Municipal é uma resposta objetiva ao anseio de todos nós que buscamos implementar políticas públicas efetivas em benefício da infância”, disse o presidente do CMDDCA, Rafael Amorim.

Durante a realização do I Fórum os destaques ficam por conta da palestra ministrada pela doutoranda em Serviço Social, Priscila Castro, com o título “Rede de Proteção Integral: alinhando concepções conceituais sobre violência sexual contra crianças e adolescentes”, e da apresentação da dança Bicho Urbano, do grupo Coletivo Flores, que integra o quadro profissional do CIEMH2 Núcleo Cultural, Ponto de Cultura de Macaé/RJ. Além disso, haverá uma Mesa Redonda de reflexões sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes de Macaé.

Como surgiu o Dia Nacional Contra o Abuso e Exploração Sexual Infantil – A escolha desta data é em memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o país na época. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em 18 de maio de 1973. Este crime, apesar de hediondo, ainda segue impune. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.

Veja a programação do I Fórum Municipal de Enfrentamento a Violência Sexual Contra Criança e Adolescente:

9h – Abertura.
9h30 – Apresentação Artística do Coletivo Flores com a dança Bicho Urbano.
10h – Palestra “Rede de Proteção Integral: Alinhando concepções conceituais sobre violência sexual contra crianças e adolescentes”, com Priscila Castro.
11h – Mesa Redonda: Reflexões sobre a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes de Macaé (PETI, CREAS, CT, CMDDCA, Vigilância em Saúde) e encerramento com o presidente do CMDDCA.

SEM COMENTÁRIOS