Início Notícias Governador do Rio visita, na Região dos Lagos, maior centro privado de...

Governador do Rio visita, na Região dos Lagos, maior centro privado de abastecimento de alimentos do Brasil

0
843

Gustavo Scarambone (D), sócio-empreendedor do CEASP, durante apresentação técnica do empreedimento ao governador Cláudio Castro - Foto Gabriel Gameiro

Cláudio Castro acompanha reta final das obras do CEASP, após financiamento da Agência de Fomento Estadual

Os sócios-empreendedores do maior centro privado de abastecimento de alimentos do Brasil, o CEASP, receberam na tarde desta sexta-feira, dia 9, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, o prefeito, Fábio “do Pastel”, de São Pedro da Aldeia, onde o empreendimento está sendo construído, e outras autoridades. O objetivo foi acompanhar a finalização das obras.

A visita aconteceu após o CEASP ter requisitado e conseguido o empréstimo de R$4,04 milhões da AgeRio, agência de fomento à empresas, do Governo do Estado. Com a inauguração da primeira fase, prevista para setembro, a estimativa inicial é a geração de aproximadamente 800 postos de trabalho.

Embora seja um estabelecimento totalmente privado, o incentivo do Governo do Estado possibilitou, além da celeridade às obras, diante do cenário econômico, a repercussão ainda mais ampla do CEASP, que na primeira etapa conta com 158 boxes e 27 lojas, numa área total de 90 mil metros quadrados. Hortifrutigranjeiros, restaurantes, lanchonetes, comercialização de embalagens, carnes, pescado, rações e flores são algumas das ofertas no local. O consumo, tanto de varejistas quanto de atacadistas, será facilitado, uma vez que as pessoas não terão mais que percorrer longas distâncias, até São Gonçalo ou a capital, para abastecerem seus comércios e residências.

Para um dos sócios-empreendedores do centro de abastecimento, Gustavo Scarambone, a parceria com a AgeRio é o que viabiliza o início do equilíbrio econômico da Região dos Lagos, uma vez que o CEASP deve atender diretamente 14 municípios, mais de um milhão de moradores e gerar mais de dois mil empregos diretos e indiretos, com a conclusão de todas as fases do empreendimento, prevista para 2023. A segunda etapa já começa no próximo ano.

“Há pouco mais de um ano, lançamos a pedra fundamental para dar início às obras e, no mês seguinte, lamentavelmente fomos surpreendidos pela pandemia. Seus efeitos acabaram por desacelerar o ritmo, mas quando vimos as oportunidades de fomento oferecidas pelo Governo do Estado para a recuperação da economia, como o Supera Rio, nos engajamos junto com a GSPP, parceira na formatação e implementação do empreendimento, para conseguirmos o financiamento e finalizarmos as obras. Estamos muito otimistas com o início da operação do CEASP”, relatou Scarambone.   

VAGAS – Um dos principais assuntos na região é a geração de postos de trabalho e renda que o centro de abastecimento viabilizará. São dois os casos: aqueles que serão disponibilizados pelos locatários e lojistas, que têm autonomia para fazerem suas contratações diretas; e aqueles que serão disponibilizados para trabalhar nos espaços comuns do empreendimento, ou seja, ligados à administração do condomínio. Nestes casos, representantes do CEASP assinaram termo de convênio com representantes da Prefeitura de São de Aldeia para que a pré-seleção para estes postos especificamente seja feita pela equipe ligada ao município. Assim, qualquer interessado em se candidatar às vagas, que gradativamente serão divulgadas, deve procurar única e exclusivamente a Secretaria Municipal de Agricultura,Trabalho e Renda para cadastrar currículo. Esta pasta será a responsável por todas as pré-seleções. Após isso, a seleção final será feita pela equipe técnica do CEASP.   —