Aplicativos que não podem ser adquiridos com uma compra única, mas sim apostam no modelo de assinatura para continuar funcionando, se tornam cada vez mais comuns. Isso pode resultar em alguns problemas para os usuários, como o medo de assinar um serviço e esquecer de cancelar ou não ter ideia de quantas assinaturas simultâneas você tem.
Esse impasse resultou na criação de novas funções para a loja de aplicativos do Android. Apresentada pelo Google durante a I/O 2018 e lançada agora para todos os usuários do sistema, a central de assinaturas reformulada da Google Play organiza os serviços desse tipo em uma mesma tela, para que você possa gerenciar tudo de um só lugar.
Para os usuários, ela oferece principalmente a organização das assinaturas, com detalhes como o método de pagamento escolhido, possibilidade de renovar ou cancelar qualquer uma das assinaturas atuais ou restaurar uma assinatura que foi cancelada anteriormente.
Também há mudanças para os desenvolvedores. Quem cria os aplicativos e serviços vendidos na Google Play terá mais opções de controle do próprio negócio, como a possibilidade de enviar um alerta para os usuários avisando que o preço da assinatura vai mudar. Também será possível fazer reembolsos parciais a partir do Play Console e realizar uma pesquisa com o usuário no momento em que ele fizer o cancelamento.
A central de assinaturas da Google Play pode ser encontrada abrindo o menu esquerdo da loja e tocando na opção “Assinaturas”.