Início Notícias Cidade Estratégias de descompressão para os estudantes do Colégio Castelo

Estratégias de descompressão para os estudantes do Colégio Castelo

0
435

Foto: Paolla Itagiba

Com o objetivo de zelar pela saúde física e mental dos estudantes, o Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé, no RJ, juntamente com o  Serviço de Psicologia Escolar, educadores e equipe pedagógica, propôs iniciar a jornada de relaxamento e alívio do estresse, especialmente direcionada aos alunos da 3ª série do Ensino Médio, que enfrentam pressões relacionadas a exames como o ENEM e vestibulares.

Nas aulas de Ensino Religioso, foram realizadas abordagens com o intuito de amenizar a pressão gradativa que acompanha esses momentos de intensa responsabilidade devido aos processos seletivos em curso. “Postergar essa intervenção para o final do ano poderia amplificar o estresse dos alunos. Nosso objetivo é reduzir essa pressão gradualmente, com antecedência. Para tanto, planejamos dedicar parte do tempo das aulas de Ensino Religioso para conduzir esse processo de descompressão”, explica o professor responsável pela atividade, Alexandre Rabello.

A psicóloga Aline Guarany conduziu os trabalhos e orientou os estudantes a trazerem imagens que expressassem seus sentimentos naquele momento, entendendo suas escolhas e seus significados. Segundo a profissional, essa abordagem permitiu resgatar muitas realidades vividas pelos jovens e que estão ocultas em seu interior. “A ‘descompressão’ no início do ano foi a opção escolhida pela escola como estratégia para despertar o autoconhecimento e o autocuidado. Para que essa fase de transição seja vivenciada com tranquilidade pelos nossos alunos”, pontua Aline.

“É importante para nós participar desse processo ao lado deles e, assim, ajudar a aliviar o ‘peso da situação’ que é cursar o terceiro ano, lidar com a preparação para os concursos e tudo mais que os cerca ao mesmo tempo”, conclui Alexandre.

Texto: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana

SEM COMENTÁRIOS