Início Caderno Dois Espetáculo infantil agita o Teatro Sesi neste sábado

Espetáculo infantil agita o Teatro Sesi neste sábado

0
1026

O Teatro Sesi Macaé apresenta a peça infantil ‘’A História do Peixe Grande”, na tarde de sábado (20)

A tarde de sábado (7) será destinada a diversão da criançada. O Teatro Sesi Macaé coloca em evidência a peça infantil ‘A História do Peixe Grande’, numa produção do Ciemh2 Núcleo Cultural e Mimulus Produções Artísticas. O espetáculo acontece em duas sessões, às 16h e 18h. Os ingressos para a peça infantil custam R$ 30 (inteira) e a classificação é livre.
Os ingressos estão à venda no atendimento do Sesi. O Teatro do Sesi Macaé fica na Alameda Etelvino Gomes, 155 (Bairro Riviera Fluminense).

A peça ‘A História do Peixe Grande’ conta a história de Liana, uma menina que tem que vencer vários desafios. E o maior deles é o de conseguir vencer seu maior medo: o de mergulhar nas águas profundas do rio próximo à sua casa, numa vila de pescadores. O medo é de ter que enfrentar o Peixe Grande com as armas que tinha: uma lanterna e muita sabedoria.

‘A História do Peixe Grande’

A peça ‘A História do Peixe Grande’ conta a trajetória de uma menina, Liana, que tem muito medo de água. Ela é filha de um pescador e se vê tendo que vencer um grande desafio: ser levada pelo Peixe Grande, o Rei dos Peixes, para o fundo do rio, por conta de uma promessa feita por seu pai para salvar sua família da fome.

 

Detalhes do espetáculo

‘A História do Peixe Grande’ é um espetáculo teatral infantil, que tem como objetivo principal ser acessível a todos: crianças e adultos, pessoas com e sem deficiência; por meio da multissensorialidade. Os diversos estímulos: visuais, sonoros, táteis e olfativos que compõem a cena, incluem todos os espectadores, independente se possuem deficiência ou não. Para tanto, convidamos uma atriz e bailarina surda para fazer a direção de movimento e a preparação corporal dos atores; e um músico com deficiência visual para compor a paisagem sonora da peça. E, assim, contarmos juntos essa história de aventuras e desafios, que tem uma menina como protagonista.

A acessibilidade neste projeto é encarada de maneira diferente. Não precisamos utilizar recursos como audiodescrição das imagens e ações das personagens para que pessoas com deficiência visual saibam o que está acontecendo no palco, por exemplo, pois a acessibilidade aqui é um agente motivador da cena, que proporciona uma grande polifonia de signos.
A História do Peixe Grande é um espetáculo multissensorial. Toda sua concepção é guiada a partir da lógica sensorial das pessoas que não enxergam e das pessoas que não escutam, para que o espetáculo possa ser fruído de diversas formas. Uma pessoa sem deficiência pode escolher assistir ao espetáculo vendado, por exemplo, se assim desejar.

A história é contada por meio da fala e dos sons mas também através da expressão corporal dos atores, agora “traduzindo” palavras em gestos, numa atuação baseada na mimese e no teatro físico. E toda a marcação dos atores é feita de maneira que possa ser feita a leitura labial por pessoas surdas oralizadas. Ou seja, a cena é tensionada com estímulos diversos, que se apresentam a partir do esforço de contar A História do Peixe Grande, partindo de pesquisas inspiradas no universo das radionovelas, da atuação rapsódica, de obras táteis como as de Hélio Oiticica e de Lygia Clark, e do teatro físico.
Protagonismo também estendido às pessoas com deficiência, tanto como na ficha técnica, desempenham funções importância para a concretização espetáculo. E não menos importante a ambiental abordada no enredo, Peixe Grande está desesperado plano para que a poluição nos rios não prejudicar a vida aquática.

Ficha técnica

Concepção, dramaturgia e direção: Aline Gomes
Supervisão de dramaturgia: Leonardo Gênesis
Elenco: Aline Gomes, Celo Miguez, Natália Régia, Victor Nalin
Figurinos: Ricardo Bessa
Adereços: Leonardo Diniz
Execução de Figurinos: Camarim Oficina de Costura
Preparação Corporal e Direção de Movimento: Flávia Óliver
Cenografia: Tiago Costa
Iluminação e Assistente de Direção: Mônica Ann
Músicas e preparação para canto: Getúlio Nascimento
Fotografia: Studio Agridoce
Projeto de Acessibilidade: Aline Gomes
Produção: Mimulus Produções Artísticas
Classificação Indicativa: Para todas as idades
Duração do espetáculo: 50 minutos

SEM COMENTÁRIOS