Início Notícias Economia Equinor inicia perfuração no campo de Bacalhau

Equinor inicia perfuração no campo de Bacalhau

0
614

A campanha de perfuração da Fase 1 de Bacalhau compreende 19 poços no total

A Equinor Brasil, em nome dos parceiros no projeto Bacalhau, informa que a Seadrill Management deu início, com segurança, à fase de perfuração do campo. As atividades de perfuração estão sendo realizadas pela West Saturn, uma sonda adaptada para profundidades submarinas de até 3.600 metros. O campo de Bacalhau é localizado na Bacia de Santos, em uma profundidade de mais de 2.000 metros.

“O início da perfuração em Bacalhau é um importante marco para o crescente portfólio da Equinor no Brasil. Nós contratamos uma sonda de sexta geração e de alta tecnologia para a primeira fase da campanha de perfuração. É esperada a geração de cerca de três mil postos de trabalho durante a fase de desenvolvimento de Bacalhau, o que significa mais valor local para o nosso país”, diz Veronica Coelho, presidente da Equinor Brasil.

A West Saturn é equipada com recursos como uma torre dupla e controle automático de perfuração. A duração do contrato com a Seadrill é de quatro anos, incluindo quatro opções de extensão de um ano cada. O contrato engloba mobilização, modernizações e serviços integrados.

Além da West Saturn, um segundo contrato de sonda foi anunciado em julho de 2022 para Bacalhau. Ele foi concedido à Valaris e compreende a duração de 540 dias, com previsão de início para 2023. No total, a campanha de perfuração da Fase 1 de Bacalhau terá 19 poços.

Quando estiver em produção, espera-se que a Fase 1 do campo de Bacalhau produza 220 mil barris por dia em platô. O FPSO (Unidade Flutuante de Armazenamento e Transferência) de Bacalhau será também a embarcação autônoma com menos emissões no mundo devido à utilização de Turbinas a Gás de Ciclo Combinado (CCGTs – Combined Cycle Gas Turbines) altamente eficientes. A utilização dessa tecnologia diminuirá as emissões, anualmente, em 110 mil toneladas.

Os parceiros em Bacalhau são: Equinor (40%, operadora), ExxonMobil (40%), Petrogal Brasil (20%) e Pré-Sal Petróleo S.A (PPSA, gestora do contrato de partilha; não investidora).

Fatos

  • Descoberta foi realizada pela Petrobras em 2012
  • Equinor se torna operadora em 2016
  • Bacalhau será o primeiro campo no pré-sal a ser desenvolvido por um operador internacional
  • Está localizado a 185 km da costa do município de Ilhabela/SP, no estado de São Paulo, em profundidades submarinas de mais de 2.000 metros
  • Capacidade de desenvolvimento da Fase 1: 220.000 bbls/dia.

Por site da Equinor

SEM COMENTÁRIOS