Início Caderno Dois Em Macaé, projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação” aproxima crianças das artes cênicas

Em Macaé, projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação” aproxima crianças das artes cênicas

0
996

Fotos: Rodrigo Cordeiro

Entre os dias 29 de maio e 2 de junho, escolas de Macaé (RJ) recebem acervo cultural para crianças terem mais contato com o teatro

O projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação”, desenvolvido para incentivar a prática das artes cênicas entre as crianças, acontece entre os dias 29 de maio e 02 de junho, com oficinas às 10h00 e 13h00, em cinco escolas públicas de Macaé (RJ). A programação completa com nomes das escolas e horários das entregas de estruturas e oficinas pode ser encontrada abaixo.

“Armarinho, Cantinho da Imaginação” tem o objetivo de  incentivar a prática da leitura e de atividades lúdicas entre crianças e, para isso, entregam a cada escola contemplada um acervo cultural e educativo para as crianças em uma estrutura de armarinho, em que será possível encontrar livros, brinquedos, jogos e cenários para as oficinas e apresentações de teatro e fantoches.

Todas as escolas participantes do projeto “Armarinho, Cantinho da Imaginação” receberão oficinas que buscam aproximar as crianças da música, do teatro, da criação e da adaptação de sinopses e roteiros para aflorar a criatividade. As oficinas serão acompanhadas por artistas, oficineiros e pelos professores, monitores, assistentes e coordenadores das escolas beneficiadas.

Segundo dados do IBGE, apenas 23,4% dos municípios brasileiros possuem teatros ou salas de espetáculo. Por o número ser considerado pequeno para um país do tamanho do Brasil, o “Armarinho, Cantinho da Imaginação” busca aproximar o público desta arte e do acesso ao teatro.

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, “Armarinho, Cantinho da Imaginação” é uma realização do Ministério da Cultura com produção da Incentivar, e patrocínio da NTS.

Serviço:

Armarinho, Cantinho da Imaginação em Macaé (RJ)
Datas, horários e locais:

29/05 –  Entrega: 09h30 / Oficinas: 10h00 e 13h00

Escola Estadual Municipalizada de Educação Infantil “Profª Maria Magdala Agostinho Cipriani”

Estrada Hildebrando Alves Barbosa, s/nº (Rua 87, s/nº) – Bairro Ajuda de Cima

30/05 –  Entrega: 09h30 / Oficinas: 10h00 e 13h00

Escola Municipal “Amil Tanos”

Rua Leopoldina Neves Pinheiro, nº 160 – Morro de Santana / Bairro Aroeira

31/05 –  Entrega: 09h30 / Oficinas: 10h00 e 13h00

Ciep Municipalizado “Prof. Darcy Ribeiro”

Rua Aurélio Cristiano da Silva, nº 679 – Bairro Nova Holanda

01/06 –  Entrega: 09h30 / Oficinas: 10h00 e 13h00

Colégio Estadual Municipalizado “Ana Maria Bacellar Leite e Santos”

Rua Carlos Alberto Fragoso, s/nº – Bairro Imboassica

02/06 –  Entrega: 09h30 / Oficinas: 10h00 e 13h00

Escola Municipal “Aterrado do Imburo”

Avenida Principal, Aterrado do Imburo, s/nº – Bairro Imburo

Sobre A NTS: A NTS (Nova Transportadora do Sudeste S/A – NTS) transporta gás natural por meio de um sólido sistema de gasodutos, conectando a região mais industrializada do Brasil com segurança e confiabilidade. São mais de 2.000 quilômetros de malha que ligam os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo (responsáveis por aproximadamente 50% do consumo de gás no Brasil) ao gasoduto Bolívia-Brasil, aos terminais de GNL e às plantas de processamento de gás. Respeito ao meio ambiente e à vida é um valor inegociável da NTS. Esta responsabilidade é transversal a toda a companhia, desde a manutenção das operações, até o desenvolvimento de novas atividades. As ações da NTS respeitam rigorosos padrões de segurança, mitigam externalidades ambientais e potencializam benefícios sociais inerentes às suas atividades. Por isso, a cada empreendimento, estudos e programas são desenvolvidos para identificar e avaliar impactos nas comunidades, fauna e flora, solo, recursos hídricos e no ar. Além disso, são propostas medidas para eliminar, minimizar ou compensar impactos negativos. A integração do empreendimento à localidade é uma premissa vital da empresa.

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela NTS. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

SEM COMENTÁRIOS