Início Opinião Eleições

Eleições

0
649

Eduardo Paes

Eduardo Paes (DEM) deve ser anunciado, em breve, como o candidato a governador apoiado pela equipe “da mudança”. Nesta semana, há a expectativa da visita do ex-prefeito do Rio de Janeiro a Macaé, através de uma composição política orquestrada por empresários locais. O prefeito, que ainda tem votos, se reuniu com Paes para avaliar a sua participação neste pleito. Vale lembrar que a herança do MDB vai ser bem explorada pelos opositores.

Briga

Com os registros sendo avaliados pela Justiça Eleitoral, 10 nomes de Macaé disputam as eleições gerais deste ano. Dividido, o grupo concorre a cadeiras à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e na Câmara dos Deputados. Há quem acredite que a cidade vai conseguir eleger dois federais e um estadual. Mas como eleição é período de surpresas, é preciso acompanhar a evolução da batalha por votos.

Votos

Os “forasteiros” não terão muito espaço dentro do eleitorado local. Apesar de agentes políticos acreditarem que cerca de 20 mil votos da cidade serão capitalizados por candidatos à reeleição, que não possuem relação com o município, Macaé se apresenta em um perfil diferente neste pleito. Nomes conhecidos da população estão na disputa, e isso é positivo para o município que há 20 anos não elege um representante legítimo local para a Alerj.

Vendas

O comércio ainda sente os efeitos da recessão econômica. Grande parte do estoque adquirido para o inverno ainda está acumulado nas prateleiras. Lojas já anteciparam as promoções e liquidações, como forma de atrair a atenção do consumidor. A liberação de parcela do 13º salário e cotas do PIS/PASEP são pequenos fôlegos que podem ajudar a alavancar as vendas. Vestuário e eletrodomésticos são as áreas que apostam no crescimento.

Cultura

Na orla da Praia de Imbetiba, os moradores cobram da prefeitura a realização de mais eventos que ajudem a movimentar o bairro. Tradicionalmente dedicado a preservar a herança cultural do município, a Imbetiba também merece contar com festivais de menor tamanho que o de Food Truck, aproveitando a bela vista do mar e a facilidade de acesso, por conta da proximidade com a região central do município.

Guardadores

Falando no Centro, a atuação de flanelinhas e de pedintes ainda cria insegurança para os motoristas que estacionam nas vagas públicas nas imediações da Praça Veríssimo de Melo. As mulheres são as mais sensíveis a abordagem dos guardadores, que exigem dinheiro de quem utiliza esses locais como parada de veículos. Vale lembrar que as vagas públicas já são exploradas pelo Macaé Rotativo, o que já causa desconforto.

Vacinação

Neste sábado (18), 34 postos de saúde da cidade irão funcionar, das 8h às 16h, com objetivo de promover a campanha de vacinação contra o sarampo. A ação é voltada para crianças de um ano a 5 anos incompletos, incluindo as que já foram imunizadas. A meta é garantir que 14 mil pessoas deste público recebam doses da vacina contra a doença que está em situação de surto em diferentes partes do Brasil. Prevenir é o melhor remédio.

Segurança

Em Macaé, falta o mesmo posicionamento da Polícia Civil de Campos dos Goytacazes, que em uma ação especial conseguiu prender diversos membros de facções criminosas, autores de assaltos e homicídios praticados na cidade. Mais de 20 kg de cocaína foram apreendidos, material importado da Colômbia. Com a integração do Exército, da Polícia Militar e da Polícia Federal, é possível sim vencer a bandidagem.

Votações

A Câmara de Vereadores marcou para setembro a votação do projeto do Executivo que promove a terceira atualização no Código Tributário. Antes disso, o plenário vai deliberar sobre as contas do prefeito, referente ao exercício fiscal de 2016. Com as atribulações geradas pelo processo eleitoral deste ano, os parlamentares ainda precisam acompanhar as discussões sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo ano.

SEM COMENTÁRIOS