Início Notícias Cidade Direção Defensiva é tema de curso da Mobilidade Urbana

Direção Defensiva é tema de curso da Mobilidade Urbana

0
502

Miranda Capacitação abrangeu aulas teóricas e prática em veículo - Foto: Lourdinha

A teoria e a prática foram apresentadas no curso de Direção Defensiva, realizado pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria Mobilidade Urbana, na quarta-feira (28), na Cidade Universitária. O objetivo foi passar o conhecimento sobre direção defensiva, abordando métodos básicos para dirigir de forma preventiva e corretiva, prevenção de sinistro, como lidar em condições e situações adversas, entre outros assuntos. O curso teve duração de um dia, com parte teórica, pela manhã, e prática na direção de veículo, à tarde.

A capacitação foi direcionada aos agentes de trânsito da Mobilidade Urbana, guardas municipais da Secretaria de Ordem Pública, além de representantes de outros municípios, como os guardas municipais de Carapebus, Arraial do Cabo, Casimiro de Abreu, Quissamã e Rio das Ostras, além de uma enfermeira do 192, da Secretaria de Saúde de Macaé, reunindo 36 pessoas.

O secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, fez a abertura do curso de Direção Defensiva.“Por mais que a gente ache que é qualificado, ainda temos mais a aprender. Qualquer coisa que venha a somar para o nosso trabalho no dia a dia, só nos traz benefícios”, disse Muniz.

O curso foi ministrado pelo coordenador de Educação para o Trânsito, Leandro Aracati, chefe de Operações do 9º Grupamento de Bombeiro Militar (9º GBM), 1º Tenente Cordeiro, subcomandante Administrativo da Guarda Municipal de Macaé, Rafael Otero, e os instrutores de trânsito credenciados pelo Detran-RJ, Ralph Salvador e Fábio Emanuel.

Troca de conhecimento e vontade de aprender
No final do curso, todos receberam certificado. O coordenador de Educação para o Trânsito destacou a importância da integração entre as corporações e o envolvimento de todos durante a capacitação.

“Isto é formidável. Nos esforçamos bastante com nossos instrutores e, com isso, pudemos concluir o curso com êxito para passarmos o máximo de informações. Foi curto, porém, marcante. Cada vez mais estamos nos aperfeiçoando para servir melhor porque esse é o nosso papel”, ressaltou Leandro Aracati.

“Excelente o curso, também pela integração entre as instituições de guardas municipais dos outros municípios. A qualificação é muito importante para melhor atendermos a população”, disse o agente de trânsito, Henrique Ferreira, que está há 20 anos na Prefeitura de Macaé e há sete na Mobilidade Urbana.

O diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de Quissamã, Leonardo Sodré, também destacou a importância da qualificação.

“A aula prática foi ótima, montaram um circuito inteligente com tudo que é importante para a direção defensiva. O básico que a gente usa no dia a dia. Foi excelente”, destacou.

A enfermeira Aline Carnaúba, do 192 Emergência Móvel da Secretaria de Saúde de Macaé, também participou do curso.

“Maravilhoso. Aprendi muitas coisas sobre ponto cego, ladeira, frenagem. Assim, vou poder trabalhar melhor com o motorista”, comemorou.

As prefeituras dos outros municípios participantes do curso já entraram em contato, com objetivo de levar a capacitação para os servidores de suas instituições.

Por Catarina Brust/ Pref. de Macaé