Quem tem a oportunidade de avistar uma ave como o flamingo fica encantado: eles são grandes – podendo chegar até 1,5 metro de altura – com asas enormes, cauda curta e coloração variando entre avermelhado e rosa. Atualmente, este tipo de ave está em extinção no Brasil. Conheça abaixo curiosidades sobre os flamingos.
*A ave é conhecida por ficar em uma perna só. Isso acontece por que elas equilibram a temperatura corporal dessa forma. Como elas vivem em zonas aquáticas, o hábito de manter apenas uma perna na água ajuda a não perderem o calor do Corpo.
*Flamingos acasalam com o mesmo indivíduo por toda a vida, por esse motivo são uma das espécies mais monogâmicas. Além disso, tanto o macho, quanto a fêmea participam do período de incubação dos ovos e ajudam nos primeiros cuidados com a prole.
*A coloração do flamingo deve-se a sua alimentação rica em carotenos, substância que, após ser absorvida pelo organismo, dá uma coloração avermelhada às penas. Os crustáceos, que são ricos nesse tipo de nutriente, são a comida preferida dos flamingos.
*Flamingos, ao nascerem, ficam em uma espécie de “creche” até, por volta, dos cem dias de vida. Nesse período, os progenitores conseguem ver os seus filhotes e o alimentam. Após esse período na “creche”, as aves ficam independentes.
*Flamingos podem viver até 40 anos, podendo permanecer longos períodos livre (33 anos) ou em cativeiro (44 anos).