Início Opinião Comércio

Comércio

0
964

A Associação Comercial e Industrial de Macaé (ACIM) promove uma singela homenagem em comemoração ao Dia das Crianças. O pátio do Calçadão da Avenida Rui Barbosa foi adornado com faixas que estimulam brincadeiras antigas, como a “amarelinha”. A estratégia promocional chama também a atenção dos adultos, que relembram com saudosismo a época em que a única preocupação era se divertir!

Mudança

O governo anunciou ontem (10) que entrará em vigor neste sábado (13) as mudanças no transporte público da cidade, que envolvem o início da obrigatoriedade do uso do cartão Macaé Cidadão para o acesso à passagem a R$ 1, assim como do fechamento do Terminal Central. Com isso, os pontos de integração serão instalados na Praça Veríssimo de Melo, local que já foi devidamente preparado para atender aos usuários.

Lei

Os empresários donos de estabelecimentos comerciais situados na Avenida Evaldo Costa recorreram à Câmara de Vereadores com objetivo de propor a revisão da Lei do Silêncio, que institui uma série de normas e condutas sobre o nível de decibéis. Eles querem, através da normativa municipal, criar uma previsão para atender as exigências de legislação estadual, que exige a acústica em bares, restaurantes e academias.

Vitória

A celebração efusiva da vitória de Welberth Rezende (PPS) à vaga de deputado estadual levou o presidente da Câmara, Dr. Eduardo Cardoso (PPS), a se ausentar da sessão ordinária do Legislativo, realizada na terça-feira (9). Já no domingo (7), antes mesmo da contabilização total das urnas no Estado, Eduardo emitiu mensagem via celular agradecendo o apoio de todos os eleitores que ajudaram na vitória do seu pupilo político.

Enfraquecimento

Falando ainda sobre as eleições, o enfraquecimento da militância do PT em Macaé, mediante a todos os percalços que ainda envolvem a formação do diretório municipal da legenda, foi comprovada diante do desempenho de Haddad nas urnas locais. Com pouco mais de 16 mil votos, o presidenciável perdeu feio para Bolsonaro (PLS), que quase chegou à marca dos 60 mil. Apesar dos números, há uma resistência grande de um grupo de filiados.

Conservador

Outro ponto de vista que ficou bem claro nestas eleições é o perfil conservador do eleitor da cidade. As mesmas escolhas que, no passado, elegeram Sylvio Lopes (PSDB) e Aluízio (PV-MDB), garantiram a Jair Bolsonaro (PSL) e Wilson Witzel (PSC) a maioria esmagadora das urnas. O mesmo critério, de defesa da moral e dos bons costumes, se repetirá no segundo turno, ajudando a eleger no país e no Estado uma vertente de extrema direita.

Envio

Além de funcionar de forma bastante precária, os Correios cobram taxas consideradas exorbitantes para promover o envio de objetos postais, através dos sistemas mais seguros de Sedex. Dependendo do local no país, a correspondência pode custar R$ 60. Há quem prefira recorrer a empresas privadas de logística de materiais, algo que acaba ficando bem mais em conta. Como há um monopólio público, fica complicado encontrar concorrência.

Esgoto

Os transtornos com o esgoto, em diferentes pontos da cidade, ainda são grandes e requer uma atenção maior da prefeitura e da BRK Ambiental. Depois de tanto tempo de vigência da PPP (Parceria Pública Privada) do Esgoto, ninguém sabe a quem recorrer em casos de vazamento. Por ora, há um impasse jurídico entre a prefeitura e a concessionária, que atrasa investimentos e a continuidade das obras.

Iluminação

Na Linha Azul, a grande preocupação dos motoristas é com o sistema de iluminação pública, que deixa falhas em diversos trechos da via expressa, causando assim preocupação. Devido a proximidade com comunidades dominadas pelo crime organizado, a via acaba sendo evitada por muita gente. E mesmo com operações da Polícia Militar, a sensação de insegurança ainda é muito grande para quem se arrisca a passar por lá.