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Calouros do curso de farmácia da UFRJ Macaé serão recepcionados online

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Willian Andriolli, professor, é o responsável pela comissão de recepção dos novos acadêmicos do curso de farmácia da UFRJ Macaé - Divulgação

Frente à suspensão das aulas presenciais decorrente da pandemia do coronavírus, comissão receberá virtualmente os novos discentes a partir desta terça-feira (02)

Diante da pandemia do coronavírus, onde as aulas presenciais precisaram ser suspensas cooperando com o isolamento social, medida protetiva mais eficaz contra a sua propagação, a comissão de recepção do curso de farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Campus Macaé, juntamente aos seus professores, receberá os novos acadêmicos virtualmente entre terça-feira (02) e quinta-feira (04), a partir das 16h.

Sob a responsabilidade do Willian Andriolli, mestre e doutor em Ciências Farmacêuticas com ênfase em Produtos Naturais e professor do curso de farmácia, a comissão conta ainda com as participações dos professores Edésio Ferreira da Cunha Júnior, Maria Christina dos Santos Verdam, Marina Nemitz e, Arídio Mattos Junior, coordenador.

Segundo Willian Andriolli, o objetivo do evento é receber e acolher os calouros do curso de farmácia da melhor forma possível neste momento. Dada a impossibilidade de fazer a tradicional recepção presencial que é de praxe, optamos em utilizar a ferramenta virtual para que mesmo remotamente, os alunos ingressantes possam se sentir mais próximos e parte da instituição. Além disso, quando as atividades acadêmicas puderem ser retomadas, eles estarão mais bem informados e preparados para o início dessas.

“A proposta é apresentar como é a dinâmica de funcionamento da UFRJ, quais são as instâncias e como se organiza, essa etapa ocorrerá numa interação com a direção do campus. Já no que tange ao curso, eles conhecerão a estrutura do mesmo. Haverá um bate-papo com a coordenação, com os professores de cada área, além da interação com os alunos veteranos do centro acadêmico e da atlética”, ressalta.

De acordo com o professor, em virtude das circunstâncias atuais, um grupo de professores junto à coordenação do curso se preocupou em dar uma atenção especial aos calouros que tinham acabado de ingressar no curso quando houve a suspensão das atividades acadêmicas, logo na primeira semana de aulas. É uma forma de aproximar a instituição e o curso dos alunos e mantê-los animados para o retorno, assim que o calendário acadêmico for restabelecido.

“Como produto dessa atividade remota, esperamos que os alunos possam se sentir amparados e mais próximos da instituição e que, de alguma forma, possamos ainda diminuir a ansiedade que boa parte deles têm sentido nesse período. É uma situação nova e desafiadora, mas certamente sairemos mais fortalecidos desse processo. Não há dúvidas que as ferramentas virtuais são um mecanismo importante de interação acadêmica, contudo a universidade pública se faz no dia a dia com ensino, pesquisa e extensão de qualidade através do convívio e da interação da comunidade acadêmica com a sociedade”, pontua.

Willian Andriolli acrescentou os seus agradecimentos a equipe de organização. “Gostaria de deixar um agradecimento especial à comissão de recepção dos calouros que trabalhou na estruturação dessa atividade”, elucida Willian sobre a importância dos seus colaboradores frente ao projeto.

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